Topo

EA quer mais parcerias com produtores japoneses

04/09/2008 14h23

Falando para o site MTV Multiplayer Blog, David DeMartini, gerente geral da EA Partners, divisão da Electronic Arts dedicada a firmar acordos de distribuição com desenvolvedoras externas, afirmou que a empresa está de olho em mais desenvolvedores japoneses para futuros lançamentos.

Recentemente, a companhia anunciou que publicará uma variedade de jogos de produtoras externas, como "Rage", da id Software, um jogo de tiro nos moldes de "Painkiller" feito pela Epic Games e a polonesa People Can Fly, e um título de terror da Grasshopper Manufacture, no qual participam nomes como Goichi "Suda 51" Suda (de "Killer7"), Shinji Mikami ("Resident Evil 4" e Tetsuya Mizuguchi ("Lumines").

Em um quadro no escritório de DeMartini, estão listados os nomes de estúdios e profissionais nos quais a EA Partners está de olho, e mesmo negócios que já estão em andamento. Obviamente, o executivo faz mistério e não revela quem está anotado nesta listagem. "É como se fosse um grande quadro coberto por um pano. Continuamos acompanhando o que acontece em vários lugares no mundo. Quem é contratado por quem. Quando tal companhia estará disponível, ou livre de algum compromisso que possa ter com outra distribuidora".

Quando indagado se Hideo Kojima, pai da série "Metal Gear", estaria na lista, DeMartini esquivou da pergunta. "Você não precisa ser nenhum gênio para adivinhar quem pode estar na lista ou não em relação a empresas que não têm relacionamentos com a EA no momento... a EA fica de olho nas 20 maiores desenvolvedoras do mundo e tenta contratar qualquer coisa que eles estiverem criando", explica.

Ponte entre ocidente e oriente

O executivo comenta como foi a conversa com o pessoal envolvido no tal projeto de terror da Grasshopper para PC, Xbox 360, PlayStation 3 e Wii. "O que eles queriam era ganhar conhecimento e sensibilidade sobre o que os públicos norte-americano e europeu querem em termos de trama e outros elementos. Obviamente, com 'Resident Evil', Mikami já fez esta ponte e vendeu milhões de jogos. Por outro lado, Suda certamente tem a reputação de desenvolver produtos incrivelmente criativos, mas às vezes estes produtos são muito apreciados pela crítica, mas não tanto por milhões de pessoas. Ele estava de olho em um sucesso esmagador na casa das milhões de unidades". O excêntrico Suda é criador de games como "Killer7" e "No More Heroes".

DeMartini comenta que, mesmo sendo algo um pouco desconfortável, estes acordos podem render bons frutos em termos de publicidade. "Se Suda ou Mikami fossem publicar algo pela Sony ou Nintendo, seria outro daqueles grandes designers japoneses trabalhando com uma companhia do Japão. Não é uma história tão única assim. No entanto, se a EA fosse trabalhar com alguns dos melhores designers japoneses de forma limitada, com um número limitado destes parceiros, estaríamos criando esta situação única onde alguns dos melhores desenvolvedores do Japão estariam firmando parcerias com uma das maiores distribuidoras não-japonesas. Isto representaria algo que é levemente desconfortável para ambas as partes, mas representa algo bastante único e especial", conclui.
Mais
EA anuncia parcerias com Epic e responsáveis por "Killer7"