Topo

Após "Galaga", Namco quer "reconstruir" mais clássicos

15/09/2008 19h33

Para aqueles que gostaram dos recentes "revivals" da Namco Bandai - "Pac-Man Championship Edition" e "Galaga Legions" - uma boa notícia: Tadashi Iguchi, diretor do time de desenvolvimento por trás desses dois games, pretende trazer de volta mais franquias antigas da companhia

Falando ao site MTV Multiplayer, Iguchi disse que há uma iniciativa específica na Namco para refazer as "obras-primas" da empresa do mesmo jeito de "Pac-Man Championship Edition" e "Galaga Legions".

"Nesse momento, nós estamos apenas trabalhando na estrutura de um novo jogo e nada mais detalhado foi decidido ainda", disse Iguchi. "Se há uma chance, eu gostaria de fazer um jogo de ação com o mesmo time novamente. Não há um jogo específico que eu esteja planejando fazer um remake, mas no geral estou interessado em fazer jogos que aqueles que curtiam games nos anos 80 vão adorar".

Iguchi também falou sobre o que exatamente envolve essas atualizações, que ele considera mais evoluídas que o típico remake de um jogo antigo. "Nós primeiros dividimos cada elemento do jogo original, discutimos o assunto com o time e mudamos as partes de forma que se encaixe nas condições modernas de gameplay, então colocamos tudo junto de novo", disse ele sobre a produção de "Galaga Legions". "Nós usamos o mesmo método para 'Pac-Man Championship Edition'. Nós não tentamos tornar apenas os efeitos visuais e gráficos melhores, mas já que o fizemos do zero, eu acho que as pessoas reconhecerão que ele é diferente de muitos remakes tradicionais".

De acordo com Iguchi, ele não considera uma releitura nenhum desses dois jogos. De fato, ele vê "Galaga Legions" como uma "mutação" do original, enquanto que Pac-Man Championship Edition" foi uma "evolução legítima" já que Toru Iwatana, criador original de "Pac-Man", estava envolvido em autorizar os novos aspectos da mecânica de jogo. "95% de nossas novas idéias foram rejeitadas pelo sr. Iwatani!", confidenciou Iguchi. "Para a única que passou, a idéia do 'Map Clear Rule' para jogar sem parar, nós realmente negociamos com ele e o fizemos entender o que nós queríamos alcançar".

Curiosamente, o desejo de Iguchi em fazer jogos similares aos clássicos dos anos 80 é baseado em uma crença mais profunda de que os jogos de hoje simplesmente não são tão legais quanto os de outrora.

"Eu acho que mais da metade dos jogos que vocês vêem hoje com grandes orçamentos e um foco 'realista' estarão ou vencidos ou esquecidos em 20 anos", disse ele. "Por outro lado, as obras-primas dos anos 80 ainda serão definitivamente desfrutadas muito mais no futuro. A razão para isso é simples - muitos desses títulos clássicos têm mecanismos fascinantes e únicos que não podem ser reduzidos pelo avanço da tecnologia".