Topo

Criadores de "God of War" são processados por plágio

19/09/2008 22h43

A Sony Computer Entertainment dos Estados Unidos e o criador de games David Jaffe, que hoje cuida da própria produtora, a Eat, Sleep, Play, foram acionados na justiça por um casal por plágio em "God of War", jogo de ação e combate lançado em 2005.

Jonathan Bissoon-Dath e Jennifer Barrette-Herzog, que abriram o processo em fevereiro, alegam similaridades em termos de "trama, relações entre os personagens, temas, cenários, humor, ritmo e diálogos" entre o game do espartano Kratos e o roteiro de um filme do casal enviado à Sony Pictures.

O roteiro "Olympiad" e um mapa chamado "Island at the Edge of the Living World" (Ilha no Limite do Mundo dos Vivos), criados para o filme "The Adventures of Own: Owen's Olympic Adventure" de Bissoon-Dath, foram enviados para a Sony em 2002. Os autores da queixa destacam que o primeiro "God of War" foi lançado em 2005 e que Jaffe mencionou que o jogo levou três anos para ser desenvolvido.

Entre as supostas coincidências, o casal cita que tanto seu roteiro como "God of War" tem uma cena em que o campeão (no caso do game é Kratos) destroça barbaramente sua família num quarto de uma vila pacífica e em ambos os personagens sentem-se responsáveis pela tragédia. Também cita a parte que Kratos ganha a lâmina Blade of Chaos, cujas correntes se incorporam ao antebraço do guerreiro. Essa cena teria vinda do trecho do roteiro que diz "Enquanto Zeus caminha a passos firmes... suas mãos se tornam duas grandes espadas pesadas que brilham como sabres de luz..."

Tanto Jaffe quanto Sony se negaram qualquer infração a copyright, destacando que boa parte do trabalho dos reclamantes se baseiam em histórias de domínio público.