Topo

Para Aerosmith, "Guitar Hero" rendeu mais que álbuns

20/09/2008 12h01

Falando em conferência com analistas de mercado, Bobby Kotick, executivo-chefe da Actitivion, afirmou que o grupo Aerosmith ganhou mais dinheiro com "Guitar Hero: Aerosmith" do que com qualquer outro de seus álbuns.

"Merchandising, vendas de ingressos para shows, sua habilidade para assinar novos contratos, tudo foi inacreditavelmente influenciados por sua participação em 'Guitar Hero'", diz Kotick. Procurado pelo site MTV Multiplayer Blog, um representante da banda não conseguiu confirmar os dados.

Não é de hoje que se ouve história de sucesso de bandas que aparece em "Guitar Hero" e "Rock Band". Canções clássicas do rock aumentam subitamente suas vendas quando aparecem nesses jogos musicais. Segundo a gravadora Roadrunner, o álbum "Inhuman Rampage", do DragonForce, vendeu 126% a mais na semana de lançamento de "Guitar Hero III". A banda cedeu a canção "Through the Fire and Flames", que aparece num momento inusitado do game. O Slipknot é outra banda que aumentou suas vendas depois do lançamento do game.

Em pelo menos um caso, as vendas em "Guitar Hero" foram melhores que no iTunes, a loja online de músicas da Apple: a canção "Saints of Los Angeles", do Mötley Crüe, rendeu 47 mil downloads na primeira semana de disponibilidade, enquanto no iTunes as vendas foram de dez mil cópias.

Para as novas bandas, os games são, no mínimo, uma vistosa vitrine para divulgação. De acordo com Steve Schnur, executivo mundial de música da Electronic Arts, os games têm mais potencial para atingir os jovens que outras mídias. A trilha de games como "Need for Speed", calcula Schnur, foi ouvida mais de um bilhão de vezes, durante a vida útil do título em todo o mundo.

Metallica

O grupo californiano Metallica pode ser o próximo a seguir os passos do Aerosmith, estrelando uma versão própria de "Guitar Hero". O game não foi confirmado pela Activision, mas há indícios, vindos tanto da companhia como membros da banda, que o título realmente esteja em produção.

O Metallica foi a primeira banda a lançar um álbum novo simultaneamente para um game musical - no caso, "Guitar Hero III" - e em disco. Por enquanto, ainda não há dados comparativos de vendas, mas em um aspecto a versão de "Death Magnetic" para o videogame está levando a melhor: a qualidade do som. Em fóruns de internet, fãs questionaram que o áudio do CD é pior que o de "Guitar Hero III". Com base nos relatos, o engenheiro de masterização Ian Sheperd conduziu uma pesquisa e comprovou que a gravação do CD está 10 dB mais alto que no videogame, e isso está distorcendo o som. Sabendo disso, alguns fãs organizaram uma petição online para que o álbum seja mixado novamente, desta vez, com qualidade.