Topo

Xbox 360 chega aos seis milhões na Europa

23/09/2008 22h38

A Microsoft anunciou que vendeu mais de seis milhões de unidades do Xbox 360 na Europa. O resultado chega logo depois que a companhia promoveu um corte de preços, em meados do mês. O console agora custa 180 euros, 240 euros e 300 euros nas versões Arcade (sem disco rígido), Pro (com diso de 60 GB) e Elite (120 GB), respectivamente.

A empresa alega que o corte no preço, juntamente com os jogos para o público em geral como "Lips" e "Scene It?", irão preparar o caminho para uma temporada de fim de ano com recorde de vendas na região.

"Estamos apoiando esse impulso colocando um alto investimento em uma campanha promocional na Europa, começando esta semana, que mostra como o Xbox 360 está mudando a maneira com que os consumidores experimentam o entretenimento", disse Chris Lewis, vice-presidente da divisão de entretenimento interativo da Microsoft para a Europa, Oriente Médio e África.

Com esses números o Xbox 360 bateu a marca de 20 milhões de unidades, e está próximo de alcançar os 24 milhões de unidades do primeiro Xbox.

Japão, o "X" da questão

O primeiro Xbox foi impopular no Japão, e, agora, o Xbox 360 carrega esse legado. A Microsoft admite que a Ásia é um mercado menos importante para seu console, mas faz esforços para melhorar a imagem do videogames na região, principalmente no Japão. A estratégia de lutar por títulos que reflitam o gosto local parece estar dando certo, e graças a eles, o console teve dois "surtos" de vendas recentemente.

"Nós acreditamos que o lançamento de grandes RPGs para o Xbox 360 no Japão seja uma parte importante da estrada para o sucesso por aqui. Entretanto, não é tudo", explica Takashi Sensui, gerente-geral da divisão de entretenimento doméstico da Microsoft para o Japão. "O centro do negócio do Xbox 360 é feito de três elementos: grandes títulos, o melhor serviço online e hardware acessível. Agora que temos todos os três elementos firmemente no lugar, acreditamos que os consumidores japoneses verão o que temos a oferecer e concordarão que é a melhor opção disponível".

Assim, com o lançamento de games como "Tales of Vesperia" e "Infinite Undiscovery" (nesse caso, também coincidindo com a queda de preços no Japão), o Xbox 360 teve aumento substancial de vendas. No caso da semana após a redução de preço, o videogame chegou a ombrear com o Wii, o console mais vendido no país. "O recente lançamento de 'Tales of Vesperia' foi um verdadeiro catalisador para as vendas do console, e para poder trazermos mais jogadores de um segmento maior de consumidores para o Xbox 360, precisamos tornar o fortalecimento de nossa linha de RPG uma prioridade", disse Sensui.

O executivo acredita que as vendas do Xbox 360 continuem competitivas com os rivais por mais tempo, e disse que a empresa está querendo chegar a um milhão de unidades no país o mais rápido possível - segundo a Enterbrain, companhia que edita a publicação Famitsu, as vendas totais do Xbox 360 estavam em 717.275 unidades na semana passada.

Para chegar a essa meta inicial, os jogos novamente terão um papel crucial, em particular o linha de RPGs importantes do Xbox 360, mas isso não inclui "Final Fantasy XIII" no Japão, a princípio. "Nós temos as mesmas grandes esperanças para o lançamento dos próximos RPGs como 'The Last Remnant', 'Star Ocean 4: The Last Hope' e 'Fable II'. Entretanto, não temos planos de lançar 'Final Fantasy XIII' no Japão".

Todos esses títulos devem aparecer na Tokyo Game Show, a mais importante feira de games da àsia, a ser realizada entre 9 e 12 de outubro, com cobertura ao vivo do UOL.