"Brain Age" melhora desempenho de alunos, diz estudo
De acordo com um estudo conduzido pela ELSPA, associação que reúne produtoras de games do Reino Unido, "Brain Age" tem efeito positivo no comportamento e no desempenho de matemática em crianças.
O aplicativo de treinamento cerebral foi utilizado numa pesquisa que envolveu 600 estudantes de 300 escolas, com a ajuda de órgãos governamentais de ensino do Reino Unidos.
Os estudos foram feitos em três classes no ano passado. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um deles jogava "Brain Age" por 20 minutos no começo de cada dia, e a outra metade fazia as atividades regulares. Depois de nove semanas, o desempenho em testes de matemática do primeiro grupo evoluiu 50% a mais que o do segundo. Além disso, o grupo que usou o game também teve melhoras no comportamento.
"Este foi um estudo acadêmico rigoroso que nos oferece uma clara evidência, pela primeira vez, que o uso direcionado e educativo de um game pode ter real impacto do desempenho dos alunos", comenta Derek Robertson, da LTS (órgão de educação da Escócia). "Mostra a professores que não precisam ficar preocupados com o uso da tecnologia nas salas de aula".
"Espero que esses resultados inspirem os professores a continuarem a abraçar a tecnologia e refletir sobre como eles podem usar tecnologias de comunicação e informação não tradicionais em suas salas de aula", conclui. No Japão, jogos educacionais também são usados nas escolas.
Treinador de cérebro
"Brain Age" é um aplicativo de "treinamento cerebral" para Nintendo DS que conta com diversas atividades educativas, como resolução de problemas aritméticos e vários quebra-cabeças, incluindo Sudoku. O game tem como base e conselheiro o neurocientista Ryuta Kawashima, que tem como foco de sua pesquisa o desenvolvimento do cérebro de crianças e prevenir a queda das capacidades cerebrais dos idosos.
O aplicativo de treinamento cerebral foi utilizado numa pesquisa que envolveu 600 estudantes de 300 escolas, com a ajuda de órgãos governamentais de ensino do Reino Unidos.
Os estudos foram feitos em três classes no ano passado. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um deles jogava "Brain Age" por 20 minutos no começo de cada dia, e a outra metade fazia as atividades regulares. Depois de nove semanas, o desempenho em testes de matemática do primeiro grupo evoluiu 50% a mais que o do segundo. Além disso, o grupo que usou o game também teve melhoras no comportamento.
"Este foi um estudo acadêmico rigoroso que nos oferece uma clara evidência, pela primeira vez, que o uso direcionado e educativo de um game pode ter real impacto do desempenho dos alunos", comenta Derek Robertson, da LTS (órgão de educação da Escócia). "Mostra a professores que não precisam ficar preocupados com o uso da tecnologia nas salas de aula".
"Espero que esses resultados inspirem os professores a continuarem a abraçar a tecnologia e refletir sobre como eles podem usar tecnologias de comunicação e informação não tradicionais em suas salas de aula", conclui. No Japão, jogos educacionais também são usados nas escolas.
Treinador de cérebro
"Brain Age" é um aplicativo de "treinamento cerebral" para Nintendo DS que conta com diversas atividades educativas, como resolução de problemas aritméticos e vários quebra-cabeças, incluindo Sudoku. O game tem como base e conselheiro o neurocientista Ryuta Kawashima, que tem como foco de sua pesquisa o desenvolvimento do cérebro de crianças e prevenir a queda das capacidades cerebrais dos idosos.
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