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"Brain Age" melhora desempenho de alunos, diz estudo

25/09/2008 20h43

De acordo com um estudo conduzido pela ELSPA, associação que reúne produtoras de games do Reino Unido, "Brain Age" tem efeito positivo no comportamento e no desempenho de matemática em crianças.

O aplicativo de treinamento cerebral foi utilizado numa pesquisa que envolveu 600 estudantes de 300 escolas, com a ajuda de órgãos governamentais de ensino do Reino Unidos.

Os estudos foram feitos em três classes no ano passado. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um deles jogava "Brain Age" por 20 minutos no começo de cada dia, e a outra metade fazia as atividades regulares. Depois de nove semanas, o desempenho em testes de matemática do primeiro grupo evoluiu 50% a mais que o do segundo. Além disso, o grupo que usou o game também teve melhoras no comportamento.

"Este foi um estudo acadêmico rigoroso que nos oferece uma clara evidência, pela primeira vez, que o uso direcionado e educativo de um game pode ter real impacto do desempenho dos alunos", comenta Derek Robertson, da LTS (órgão de educação da Escócia). "Mostra a professores que não precisam ficar preocupados com o uso da tecnologia nas salas de aula".

"Espero que esses resultados inspirem os professores a continuarem a abraçar a tecnologia e refletir sobre como eles podem usar tecnologias de comunicação e informação não tradicionais em suas salas de aula", conclui. No Japão, jogos educacionais também são usados nas escolas.

Treinador de cérebro

"Brain Age" é um aplicativo de "treinamento cerebral" para Nintendo DS que conta com diversas atividades educativas, como resolução de problemas aritméticos e vários quebra-cabeças, incluindo Sudoku. O game tem como base e conselheiro o neurocientista Ryuta Kawashima, que tem como foco de sua pesquisa o desenvolvimento do cérebro de crianças e prevenir a queda das capacidades cerebrais dos idosos.