Electronic Arts demitirá mais de 500 funcionários
Por conta dos US$ 310 milhões perdidos nesse conturbado período, a Electronic Arts está executando um plano de redução de custos que visa cortar 6% de sua mão-de-obra, deixando cerca de 540 dos nove mil funcionários no mundo todo sem trabalho. Os executivos da companhia disseram que as demissões ocorrerão em divisões corporativas e de publicação, assim como em seus vários estúdios e marcas.
Os executivos também confirmaram que a companhia vai gerenciar com mais agressividade suas futuras contratações, reduzindo novos empregos em "territórios com alto custo" e expandindo suas operações em "locais de baixo custo". Segundo as próprias contas da companhia, as demissões lavarão a uma economia US$ 50 milhões aos seus cofres anualmente.
Em uma declaração à imprensa, John Riccitiello, executivo-chefe da Electronic Arts, permanece otimista, apesar da crise. "Considerando a lentidão das vendas nas lojas que vimos em outubro, estamos cautelosos em longo prazo", disse. "Em longo prazo, estamos otimistas com o setor de jogos de modo geral e com a EA em particular. A indústria está crescendo a dois dígitos com o fortalecimento dos três novos consoles e no aumento do número de lares com conexões de banda larga. A EA está bem posicionada para se beneficiar desses condutores de tecnologia por causa da força de nossos estúdios de criação e de nossa grande coleção de propriedades de jogos".
Cancelamento
Riccitiello e outros executivos explicaram posteriormente algumas razões que forçaram a companhia a demitir. Uma delas foi o adiamento do game "Harry Potter and the Half-Blood Prince", que estava previsto para o terceiro trimestre e sairia próximo da estréia do filme, que foi postergado de novembro para o terceiro trimestre de 2009. Com isso, a EA foi forçada a arcar com os prejuízos de um jogo praticamente finalizado, sem poder lançá-lo, e de milhões investidos com marketing. Por conta disso, a EA teve que remanejar os US$ 120 milhões previstos de sua arrecadação para o próximo ano fiscal. Desse montante, US$ 48 milhões era esperado no trimestre passado (julho a setembro), quando o game deveria ter sido lançado.
Além de "Harry Potter", altos investimentos realizados pela empresa em iniciativas para o futuro também foram responsáveis pelo prejuízo líquido no trimestre passado. A companhia gastou mais de US$ 100 milhões em custos extras de desenvolvimento e mais US$150 milhões para construir uma atividade comercial de download de conteúdo diretamente para o consumidor. A empresa também investiu US$ 35 milhões em despesas do grupo EA Partners. Isso inclui os recentes acordos de publicação com Epic Games, id Software e Grasshopper Manufacture, assim como a recém-anunciada parceria para distribuir o game musical da MTV e da Harmonix baseado nas músicas da banda inglesa The Beatles.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.