Topo

Produtoras Koei e Tecmo oficializam fusão

18/11/2008 14h14

Nesta terça-feira (18), a produtora japonesa Koei apresentou seu balanço financeiro de seu segundo trimestre fiscal, e, no mesmo evento, oficializou a fusão com a Tecmo. A junção das duas companhias está prevista para concluir em abril de 2009.

Em setembro, as duas companhias já haviam instalado um comitê para discutir os detalhes da fusão, que foi decidida pouco tempo depois de a Tecmo ter recebido uma proposta de compra por parte da Square Enix.

Sob os termos do acordo, tanto a Koei como e Tecmo ficarão debaixo de um holding, chamada Koei Tecmo. Os acionistas da primeira poderão trocar integralmente seus papéis, mas os da Tecmo recebem 90% por suas ações. As filiais atreladas a cada uma das produtoras continuam como estão. A Koei tem em seu portfólio franquias como "Dynasty Warriors" e "Fatal Inertia", enquanto a Tecmo é famosa por "Ninja Gaiden", "Dead or Alive" e "Fatal Frame".

Fusões

No passado, já houve fusão entre grandes produtoras de jogos no Japão. A gigante Square Enix surgiu da junção da casa de "Final Fantasy" com a de "Dragon Quest", em 2003. No ano seguinte, foi a vez da Sega Sammy e, em 2005, a Bandai e a Namco se juntaram numa única companhia. Mas foi nos Estados Unidos que aconteceu a maior fusão da indústria dos games: juntaram-se, de um lado, a gigante Activision, e, do outro, a Vivendi Games, dona da Blizzard, formando a Activision Blizzard, atualmente a maior entre as empresas que trabalham exclusivamente com produção e publicação de jogos.
Mais
Tecmo rejeita Square Enix e busca fusão com Koei