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Capcom vence processo de "Dead Rising"

21/11/2008 20h35

No começo deste ano, o produtor de "O Despertar dos Mortos" ("Dawn of the Dead", no original), do diretor George A. Romero, abriu um processo contra a Capcom, alegando que seu jogo "Dead Rising", para Xbox 360, era um plágio do filme B de 1979. A MKR Group, a companhia do produtor, afirmava que o jogo trazia inúmeras semelhanças com o filme, incluindo tema, como a crítica ao consumismo, o cenário (um shopping center localizado numa cidade rural), armas e mais.

Contudo, o juíz norte-americano Richard Seeborg declarou que a Capcom está livre do processo, devido a incapacidade da MKR Group em provar as semelhanças de "Dead Rising" com elementos protegidos de "Dawn of the Dead". "As poucas semelhanças apontadas pela MKR estão relacionadas com o conceito não-protegido de humanos combatendo zumbis em um shopping center durante um ataque de mortos-vivos", disse Seeborg.

O juíz não foi todo à favor da Capcom, no entanto. Além de criticar a defesa da empresa, afirmando que ela utilizou sinopses de jogos e filmes publicadas no Wikipedia, Seeborg também afirmou que não acredita que "Dead Rising" traga sequer algum tipo de crítica sobre o consumismo, ao contrário de "O Despertar dos Mortos".

Às compras com mortos-vivos

Lançado em 2006 para Xbox 360, "Dead Rising" foi o primeiro jogo da Capcom para o console nova geração da Microsoft. Nele, o foto-jornalista Frank West cai numa cidade em que quase todos os habitantes se tornaram zumbis. Tido como um "Resident Evil" com uma quantidade maciça de inimigos, o game foi um sucesso, tendo alcançado rapidamente mais de um milhão de cópias vendidas. Agora, a companhia trabalha num remake para Wii.
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