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Para Valve, atuais estratégias de DRM são 'burras'

03/12/2008 21h16

Respondendo a um e-mail de um leitor, Gabe Newell, presidente e fundador da produtora Valve, afirmou que as atuais estratégias de administração digital de direitos autorais (DRM na sigla em inglês) são simplesmente "burras".

O executivo fala de sistema de proteção de cópias, como o SecuROM, utilizado em muitos jogos para PC e são motivo de controvérsia, por limitar a quantidade de instalação. É o caso de games como "Spore" e "Mass Effect", ambos da Electronic Arts.

"O objetivo deveria ser de criar um valor maior para os consumidores através de serviços (fazer os jogos serem fáceis de jogar, quando e onde eu quiser), não de depreciar o valor do produto (talvez eu consiga jogar meu game, talvez não)", opina Newell.

Os jogos da Valve precisam apenas ser ativados online na primeira vez, mas permite quantas instalações desejar o jogador. "Nós realmente desencorajamos os demais desenvolvedores e editores de usarem estes sistemas falhos de DRM, e de uma forma geral existe uma opinião abrangente relacionada ao abandono desta abordagem", finalizou.