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Tecnologia de física Havok completa dez anos

13/12/2008 09h58

Nesta semana, a Havok, tecnologia de simulação de física completou 10 anos de existência. Produzido pela empresa de mesmo nome, fundada em Dublin, na Irlanda, o software deu origem a ferramentas que foram empregadas em jogos de renome, como "Age of Empire III", "Halo 2" e "Fallout 3".

Até hoje, mais de 200 games usaram o software da Havok. E a lista vai aumentar, pois inclui títulos que ainda serão lançadados, dentre eles "Halo Wars", "Indiana Jones", "Splatterhouse" e "Saboteur".

Mas os trabalhos da empresa não se limitaram somente ao mundo dos games: as ferramentas da Havok também podem ser vistas em efeitos especiais para o cinema, como "Matrix", "10.000 A.C." e "Harry Potter e a Ordem da Fênix".

Atualmente, a companhia conta com três produtos no mercado: Havok Animation, para animação de personagens, se aproveitando do kit de desenvolvimento de software de física; Havok Behavior, de controle de comportamento de personagens guiados por eventos; e Havok Cloth, para criação e manipulação de tecidos, cabelo e afins.