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Com "GTA IV", Take-Two tem arrecadação recorde

18/12/2008 14h24

A distribuidora Take-Two declarou arrecadação recorde para seu ano fiscal de 2008: as vendas somaram US$ 1,5 bilhão. Grande parte do dinheiro veio do excepcional desempenho de "Grand Theft Auto IV", que arrecadou, sozinho, US$ 710 milhões, e isso sem contar a edição para PC, que saiu somente em dezembro.

Os lucros líquidos da companhia para o ano fiscal foram de US$ 97,1 milhões, um desempenho que nem dá para comparar com o de 2007, quando a empresa teve um prejuízo de US$ 138,4 milhões.

Os investidores podem ter ficado um pouco apreensivos com a projeção de fracas vendas durante o período de festas e início de 2009, mas a companhia segurou os principais talentos da produtora Rockstar até o final de 2012, incluindo Sam e Dan Houser, fundadores da empresa, e Leslie Benzies, presidente da Rockstar North e produtor de "Grand Theft Auto IV".

O acordo proverá novos incentivos e participação de lucros para a Rockstar, assim como novas oportunidades para os Housers de formarem uma companhia paralela para desenvolver novas propriedades intelectuais que pertencerão à Rockstar. A Take-Two terá direitos exclusivos de publicação de tudo que resultar desse projeto. Para o ano que vem, a Take-Two disse que a Rockstar deve lançar um jogo de peso, possivelmente "L.A. Noire".

Por outro lado, a companhia informou que não vai mais publicar o "Champions Online", depois que a produtora responsável Cryptic Studios (de "City of Heroes" e "City of Villains") foi comprada pela Atari.

Séries consagradas e planos para Wii

Para 2009, a Take-Two possui vários títulos importantes como os pacotes de conteúdo extra para "Grand Theft Auto IV", "Grand Theft Auto: Chinatown Wars" (Nintendo DS), "BioShock 2", "Mafia II" e "Borderlands" (esses últimos para PC, Xbox 360 e PlayStation 3). Embora nenhum desses títulos seja para Wii, a companhia disse que "não pode ignorar" a base instalada do console, a maior entre os videogames de atual geração.

"Mesmo pensando que conteúdo classificado como M [para acima de 17 anos] seja mais apropriado para o PlayStation 3 ou o Xbox 360, nós temos que olhar para o Wii como uma plataforma viável de conteúdo para todas as nossas marcas", disse Ben Feder, executivo-chefe da Take-Two, durante a reunião com acionistas. "Porque você não pode ignorar a base instalada. Simplesmente não pode".

Por ora, a companhia teve razoável sucesso no console com games da linha "Carnival Games", voltados para o público casual. Também lançou o polêmico "Manhunt 2", que enfrentou problemas em vários países, como o Reino Unido. Agora, a empresa quer testar novamente um conteúdo maduro para o público da Nintendo com "Grand Theft Auto: Chinatown Wars", para Nintendo DS.
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