Topo

Veja detalhes do multiplayer de "Dragon Quest IX"

26/12/2008 12h45

A franquia "Dragon Quest", uma das mais populares do Japão, sempre se destacou pela tradição, sendo um modelo do que se conhece como JRPG, ou seja, um tipo de RPG bem ao estilo nipônico. Por isso, as mudanças adotadas para a nova versão do game pegou muitos fãs de surpresa.

Pela primeira vez, a série terá um componente multiplayer cooperativo e, agora, a produtora Square Enix divulgou mais detalhes dessa modalidade.

Na modalidade para um jogador, cada um tem a sua própria aventura e, na hora de iniciar o modo multiplayer, ele escolhe se quer convidar outras pessoas a participarem de seu jogo ou se vai para a partida de outro usuário. De todo jeito, isso é feito no bar de Luida. Até quatro jogadores podem participar da aventura, mas somente o anfitrião pode abrir baús contendo itens essenciais para o progresso do enredo (os convidados apenas levam para seu mundo itens comuns e experiência). Naturalmente, cada jogador pode agir e explorar onde quiser.

As batalhas acontecem pelo encontro do personagem com os monstros e se desenvolve por turnos. Somente aqueles que tocarem nos monstros participam dos combates e isso pode acontecer mesmo que um confronto já esteja em andamento (nesse caso, os novos guerreiros entram no próximo turno). Se o combate estiver complicado para o anfitrião, ele pode chamar os companheiros para ajudar. Se aceitarem, são transportados imediatamente para onde o "host" está.

A Square Enix também apresentou uma nova classe de personagem: o artista itinerante. Trata-se de um tipo equilibrado entre ataque e defesa, e possui habilidades como dança e teatro. Numa das "skillls", conta uma piada, que pode distrair os inimigos; em outra, cospe fogo.

"Dragon Quest IX" é um jogo exclusivo para Nintendo DS e está previsto para sair no Japão em 28 de março. O game ainda não tem data para os Estados Unidos.