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Crise financeira pode diminuir preço de jogos nos EUA

31/12/2008 16h19

A crise financeira que está afetando as maiores economias do planeta e que vem forçando distribuidoras e produtoras de jogos a cancelarem projetos e a demitir funcionários (quando não simplesmente fecham as portas), pode acabar revertendo uma tendência que se instaurou nessa geração.

Com o lançamento do PlayStation 3 e do Xbox 360, o preço sugerido dos jogos, que até a geração anterior era de US$ 50, em média, subiu para US$ 60, mas de acordo com a revista financeira americana Forbes e a companhia Lazard Capital Markets, é possível que ocorra um retrocesso. Nessa geração, as produtoras argumentam que os custos de produção de um jogo, com visual mais realista e em alta definição, são bem maiores que os de um título da geração passada, e isso foi repassado para o consumidor final.

Na teoria, os consumidores estão procurando cortar os gastos excessivos, e eles comprarão menos jogos de preço cheio, forçando as distribuidoras a baixar os preços para aumentar as vendas. Mais ainda: Colin Sebastian, analista da Lazard, sugere que essa tendência já pode ter começado, quando a Activision Blizzard colocou o seu "Call of Duty: World at War", lançado apenas no mês passado por US$ 60, a US$ 50 antes do Natal.

"Embora o ato possa ser parte de uma promoção anual, acreditamos que o desconto de US$ 10 em um dos maiores lançamentos da indústria no Natal destaca o perigo de termos preços mais baixos de jogos nesse ano novo", escreveu ele em nota aos investidores. Também, Sebastian destacou que "Guitar Hero World Tour" teve também um corte no preço, assim como outros títulos de distribuidoras como Electronic Arts e Ubisoft.

No Brasil, ao contrário, o fortalecimento do dólar ante o real provovou um aumento de cerca de 30% no preço de jogos e consoles.
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