Topo

Patente de criador de "Zelda" sugere sistema de ajuda

09/01/2009 17h21

Um documento de autoria de Shigeru Miyamoto, criador de games como "Super Mario Bros.", no Escritório de Marcas e Patente dos Estados Unidos, sugere um novo sistema de ajuda para games, muito mais amigável para os jogadores casuais.

O exemplo usado na patente sugere um jogo de exploração similar a "The Legend of Zelda" - o documento traz a inscrição "Legend of (dois espaços em branco)".

O documento explica três opções de jogo. O modo Game é a aventura normal, em que o jogador começa a aventura do início, com a opção de acionar dicas em vídeo para a solução dos enigmas.

Já no modo Digest, o game prossegue a aventura automaticamente (tanto nas cenas não-interativas como nas de jogo em si), mas o usuário tem a opção de, a qualquer momento, assumir o controle. A opção de salvar os progressos será desligada.

Por fim, o Scenes permite escolher, através de um menu, qual a parte do game que se quer jogar. O personagem terá o equipamento e as habilidades necessários para o jogador poder ultrapassar os obstáculos. Esse sistema lembra o menu de escolha de capítulos de um filme de DVD.

Em declarações anteriores, Miyamoto já disse que a série "Zelda" precisa ser mais acessível a um grupo mais amplo de jogadores, explicando que "muitas pessoas que compram um Wii não são necessariamente do tipo que estão interessadas em jogar esse tipo de game". As mecânicas apresentadas na patente sugerem uma clara ajuda para que os usuários menos experientes possam jogar games mais "complexos" como "The Legend of Zelda".

A Nintendo não comentou a patente.