Topo

Volúvel, criador de "Braid" trabalha em RPG em 2D

26/01/2009 10h25

Em entrevista cedida ao site Gamasutra, Jonathan Blow, responsável pelo desenvolvimento de "Braid", confirmou que está trabalhando em mais um projeto. Desta vez, o designer está às voltas com um RPG em 2D, e levando em conta sua afeição por jogos "da velha guarda".

Entretanto, o produtor avisa que o anúncio não deve ser levado tão a sério: Blow explicou que, assim como vários outros projetos, existe a possibilidade de que este seja deixado de lado, como já havia feito com inúmeros outros jogos.

"Eu não quero dar muitos detalhes sobre isso. O principal motivo para isso é que eu tenho três ou quatro jogos diferentes em que estou convencido de que um deles será o próximo jogo que eu realmente vou fazer e que vou trabalhar um pouquinho mais e decidir que posso fazer algo ainda melhor", explicou o produtor. "O novo game que comecei está bastante promissor. Estou bastante empolgado em fazê-lo. Mas se o que acontecer o que já ocorreu antes, eu já posso não estar trabalhando nele no próximo mês, então prefiro não falar com as pessoas sobre isso".

'Velha guarda' com inovação

Lançado em 6 de agosto, "Braid" é considerado uma das surpresas de 2008. O game tem a maior nota no Metacritic.com - site que agrega resenhas e faz uma média das notas - entre os títulos originais lançados para o Live Arcade, seção da rede online do Xbox 360 que vende jogos clássicos ou simples por download. O título também foi eleito o segundo melhor do ano pela revista Time e o quinto pela Associated Press. Pelo G4TV, especializado em games, levou o título de melhor jogo independente de 2008.

"Braid" usa um estilo visual que remete a pinturas como as do holandês Vincent Van Gogh, com cores fortes e pinceladas marcantes. O jogador está em um mundo onde uma princesa foi capturada, e precisa ser resgatada. O game não esconde influências de "Donkey Kong" e "Super Mario Bros." - tem até uma piada clássica no game -, mas o titulo conta com um elemento inesperado: a manipulação do tempo.