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EA perde US$ 641 mi e fechará 12 instalações

04/02/2009 22h29

A Electronic Arts declarou um prejuízo de US$ 641 milhões para o seu terceiro trimestre fiscal (período de outubro a dezembro de 2008), um aumento considerável sobre o mesmo período do ano passado, quando a empresa fechou com US$ 33 milhões no vermelho. Em uma tentativa de cortar gastos, a companhia decidiu pelo fechamento de 12 de suas instalações e aumentar as demissões para 11% de seu quadro atual, ou seja, 1,1 mil funcionários serão cortados.

"Isso inclui funcionários de todos os níveis: equipe de trabalho, gerentes, diretores e vice-presidentes e acima, e através de todas as funções e localidades", disse Eric Brown, executivo-chefe de finanças.

"Muitas das demissões serão em locais de alto custo. Esperamos três quartos dessas dispensas estejam efetuadas até o final do ano fiscal [31 de março de 2009]. Estamos também eliminando muitos aumentos no ano fiscal seguinte. Continuamos a aproveitar as vantagens dos locais de baixo custo", detalhou. "Até o final do ano fiscal de 2009, esperamos ter 19% de nossos empregados em locais de baixo custo contra os 13% que tínhamos um ano atrás".

Segundo a empresa, também há planos para reduzir seu portfólio de lançamentos para 50 títulos no ano fiscal de 2010. "Dado nosso recente desempenho e o atual cenário econômico, estamos alinhando nossa estrutura de custos com uma projeção menor de arrecadação, resultando em aproximadamente US$ 500 milhões em reduções de gastos operacionais para o ano fiscal de 2010", acrescentou Brown.

Mais qualidade e menos lucro em 2008

Para o trimestre, a arrecadação aumentou 10% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a US$ 1,65 bilhão, com US$ 88 milhões desse montante provenientes de jogos online.

"Nosso trimestre de fim de ano ficou abaixo de nossas expectativas e reduzimos significantemente nossa previsão financeira para o ano fiscal 2009, uma clara decepção", comentou John Riccitiello, executivo-chefe da Elextronic Arts. Apesar do prejuízo, Riccitiello declarou que a qualidade do produto foi alta comparada às distribuidoras rivais independentes.

"Provemos qualidade e inovação nos jogos durante 2008, com 13 títulos com nota 80 ou acima [em sites agregadores de resenhas] - mais do que qualquer editora independente. Esperamos manter essa grande qualidade no decorrer desse ano ao mesmo tempo em que tenhamos mais lucros", continuou.
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