Topo

Square adia "Dragon Quest IX" e corta previsão de lucros

12/02/2009 20h32

A produtora japonesa Square Enix anunciou cortes nas previsões fiscais da companhia, como a queda de 42% nas expectativas de lucros operacionais para o término do ano fiscal (que acontece em 31 de março), além de adiar o lançamento de "Dragon Quest IX" no Japão.

O game, para Nintendo DS, é um dos principais lançamentos da companhia, ao lado de "Final Fantasy XIII". O título estava previsto anteriormente para 28 de março, mas agora só chega em 11 de julho. A produtora cita "defeitos graves" como motivo do atraso. O jogo, que nos Estados Unidos tem o subtítulo de "Protectors of the Starry Sky", ainda não possui data de lançamento anunciada no Ocidente.

Por não ser mais lançado no presente ano fiscal, a Square Enix cortou as previsões de vendas e lucros para o fechamento do período. Agora, a arrecadação esperada é de 133 bilhões de ienes (US$ 1,47 bilhão), uma queda de 17% em relação à previsão anterior. Já os lucros operacionais foram cortados em 42%, ou seja, a estimativa agora é de 12 bilhões de ienes (US$ 132 milhões).

Além do adiamento de "Dragon Quest IX", a companhia cita os games offline e os negócios para fliperamas como causas para o baixo desempenho. Jogos online e para celulares evoluíram mais do que o esperado, mas possuem uma participação pequena nas receitas da Square Enix.

RPG de peso

A série "Dragon Quest" é uma das mais populares do Japão e um dos games pioneiros no estilo RPG. Foi ele que, em 1986, transformou o gênero em algo mais simples e estabeleceu um estilo que ficou conhecido como "RPG japonês". Hoje, divide com "Final Fantasy" o posto de RPG mais popular do Japão. O último game, para PlayStation 2, vendeu mais de 3,5 milhões de cópias somente na Terra do Sol Nascente. As vendas da franquia, como um todo, chegam a 41 milhões. Não por acaso, a série é disputada pelos fabricantes de hardware, pois tem o poder de influenciar as vendas de consoles.
Mais
Square Enix faz proposta de compra da Eidos
Square Enix diz que "Dragon Quest IX" pode vender 10 mi