Topo

Square Enix faz proposta de compra da Eidos

12/02/2009 14h42

A Square Enix, companhia famosa pela franquia de RPG "Final Fantasy", revelou que fez uma proposta de compra da Eidos, empresa que antes se chamava SCi e é proprietária da Eidos Interactive, detentora da licença de "Tomb Raider". O conselho de diretores da Eidos afirmou que levará a proposta aos acionistas.

O valor da oferta é de 84,3 milhões de libras esterlinas (quase US$ 120 milhões), ou 32 centavos de libras por ação. O valor é 258% maior que o preço da ação no dia da proposta, de 14 de janeiro, e 91% superior em relação ao valor médio dos papéis da Eidos nos últimos três meses.

"A Eidos é uma desenvolvedora talentosa e publicadora de produtos de entretenimento interativos com um portfólio amplo de franquias de sucesso de massa, lideradas por 'Tomb Raider', uma das séries de maior sucessos dos videogames de todos os tempos", comentou Yoichi Wada, presidente da Square Enix. "Os produtos da Eidos são altamente complementares aos nossos negócios e acelerará nossa expansão agressiva aos mercados ocidentais".

A conquista de mercados no Ocidente é tida com um dos pontos vitais para a sobrevivência das companhias japonesas, que viu a indústria local encolher em 2008, enquanto nos Estados Unidos e Europa crescem vigorosamente. Para a Eidos, a oferta é a chance de ganhar musculatura financeira, depois de passar 2008 demitindo funcionários, cancelado jogos e revelando prejuízos.
Mais
Eidos confirma 'conversas' sobre compra da companhia
Com vendas fracas, Eidos pretende mudar "Tomb Raider"