Topo

PSP vendeu 50 milhões no mundo, diz Sony

13/02/2009 15h52

O DS acabou de chegar a uma base instalada mundial de 96,22 milhões, mas, diferente de muitos concorrentes dos portáteis da Nintendo que sucumbiram (Game Gear, Nomad, WonderSwan, NeoGeo Pocket, entre outros), o PSP da Sony vem sendo um respeitável rival da Big N no mercado.

E a estreia da Sony no ramo de portáteis já lhe rendeu mais de 50 milhões de unidades vendidas no mundo todo, de acordo com a própria companhia.

O PSP foi lançado no Japão em dezembro de 2004, enquanto o mercado americano só recebeu o aparelho em 24 de março de 2005. Ao longo desses anos, o portátil ganhou duas revisões: o PSP-2000 e o 3000. Esse modelo de 2008 traz uma tela mais vibrante, e tem microfone embutido.

Ultimamente, o portátil tem sido criticado por sua falta de grandes lançamentos, inclusive da própria Sony, mas a companhia afirmou que mais de dois mil títulos em UMD estão disponíveis atualmente no mundo todo (incluindo filmes), enquanto mais de 200 milhões de unidades de jogos já foram vendidas até hoje.

"A Sony Computer Entertainment promoverá vigorosamente a expansão da plataforma PSP e oferecer uma variedade de entretenimento digital interativo", declarou a empresa afirmando seu compromisso com o portátil e seus usuários. Recentemente, um gerente do PSP da divisão inglesa da Sony sugeriu que títulos famosos da companhia aparecerão no portátil este ano. "Este ano estamos lançando algumas propriedades intelectuais significativas de PlayStation na plataforma PSP".

Nesta semana, o portátil recebeu o simpático "LocoRoco 2", e em março, está previsto o lançamento de "Resistance Retribution", baseado no game de tiro para PlayStation3.