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Gabe Newell defende jogos mais baratos na DICE 2009

22/02/2009 15h15

Em palestra na DICE 2009, evento de desenvolvedores de software realizado nesta última semana em Las Vegas, Gabe Newell - presidente do estúdio Valve - relatou uma série de situações que ele contempla para o futuro da companhia e do mercado. Usando o sistema Steam como exemplo, Newell afirma que os jogos poderiam ser vendidos mais baratos, pois a venda acabaria se pagando pela quantidade.

Newell usou como exemplo o recente desconto de "Left 4 Dead", que teve um aumento de 3000% em vendas no fim-de-semana passado (dias 14 e 15 de fevereiro) ao ser oferecido pela metade do preço - e obtendo mais lucro do que no fim-de-semana de lançamento do mesmo. Outro exemplo foi sobre jogos com desconto na época de Natal, que obtiveram aumentos variando entre 300% e 600%.

Mais um elemento valorizado por Newell é o constante fornecimento de conteúdo extra para jogos. "Team Fortress 2" recebeu 63 atualizações no intervalo de 14 meses. E falando nos modos de partida para vários jogadores, o executivo também crê que as desenvolvedoras de jogos deveriam se posicionar como empresas de entretenimento, oferecendo conteúdo extra. Os curtas animados apresentando as classes de "Team Fortress 2" são um exemplo disto, assim como as histórias em quadrinhos do game que estão por vir. Ainda neste espírito, o oferecimento de arte conceitual dos jogos em produção também têm potencial de criar empatia pelo mesmo, além da óbvia promoção.

Sob o aspecto tecnológico, Newell acredita que os sistemas de gerenciamento de direitos digitais têm mais incitado pirataria do que prevenido ela. A solução? Oferecer serviços melhores do que os piratas fazem e respeitar a transparência sobre o que é instalado em seu computador. Por fim, o executivo comenta que os fabricantes de consoles precisam arrumas maneiras dos jogadores se sentirem mais conectados às produtoras de games, pois considera que isto acontece pouco na geração atual.