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EA quer ser mais cautelosa para definir datas

01/03/2009 13h27

Mesmo com uma das mais severas recessões dos últimos tempos, a indústria de games cresceu 19% em 2008. Apesar disso, nem todas as companhias ficaram com saldo positivo - muitas tiveram que cortar da própria carne para se manter de pé.

Uma delas é a Electronic Arts, que viveu um ano atípico: apostou em títulos originais, mas não obteve o sucesso comercial de antes. É o que aconteceu com "Mirror's Edge" e "Dead Space", que foram bem-recebidos pela crítica, mas venderam abaixo da expectativa.

Para Glen Schofield, gerente geral da EA Redwood Shores, o erro foi ter lançado esses games na alta temporada dos games, que acontece no último trimestre do ano. Nesse concorrido período foram lançados alguns dos games mais esperados do ano, como "Gears of War 2", "LittleBigPlanet", "Fable II", "Call of Duty: World at War", "Resistance 2", "MotorStorm: Pacific Rift", "Left 4 Dead", "Prince of Persia", "Rock Band 2" e "Guitar Hero World Tour".

Diante do resultado, a Electronic Arts afirma que aprendeu uma lição e decidiu que vai planejar com muito mais cuidado os seus futuros lançamentos. Schofield acredita que as empresas de jogos deveriam usar o exemplo da indústria de filmes. "Eu acredito que a indústria finalmente chegou a ponto de 'Uau, nós provavelmente poderíamos simplesmente fazer como os filmes fazem'. Filmes são lançados no dia do Natal, eles lançam sucessos durante o verão [do hemisfério norte, o que corresponde ao terceiro trimestre], e estamos agora aprendendo que provavelmente poderíamos lançar um jogo a qualquer momento, se for um bom jogo ele será bem-recebido", disse.