Topo

Analista tenta explicar fenômeno de vendas do Wii

11/03/2009 16h00

Michael Pachter, analista de mercado da Wedbush Morgan, afirmou que os jogos do Wii se sobressaem no mercado por conta de um grande conceito e bom uso dos controles. Pachter faz uma comparação bastante familiar às pessoas: "o público do Wii não é sofisticado o suficiente para saber se o jogo que eles compram se compara a, digamos, 'Gears of War' e 'LittleBigPlanet', porque eles provavelmente não têm um Xbox 360 ou PS3".

"Eles compram jogos do Wii pela mesma razão que as pessoas vão ao McDonald's: a lanchonete não vence premiações de críticos de restaurante, mas é fácil de se aproximar, é algo familiar", compara o analista. "Quem vende mais comida, o McDonald's ou a Ruth's Chris Steak House, que certamente serve carne melhor? A Nintendo se tornou a máquina fast-food, a Sony o restaurante refinado e a Microsoft é algo entre os dois", afirmou Pachter, relembrando as comparações "gastronômicas" feitas por Hideo Kojima, criador da série "Metal Gear".

Pachter dá um exemplo bem claro de como a exposição da ideia e a facilidade de reconhecimento fazem com que certos jogos vendam bem no console: "se você entende o conceito do jogo pelo que está na caixa, às vezes o jogo nem precisa ser tão bom para vender. Quando uma dona-de-casa está no Wal-Mart e vê o rosto de Jillian Michaels na caixa de 'Jillian Michaels' Fitness Ultimatum 2009' para o Wii, ninguém precisa explicar para ela, pois a reconhece do programa de TV 'The Biggest Loser', sabe que tem um Balance Board em casa, e compram o jogo. Elas sabem se é um bom jogo ou não? Não importa", citando um game de exercícios físicos que leva o nome de uma apresentadora de programa em que o objetivo dos participantes é perder peso.

"Por exemplo, achei que 'de Blob' foi um ótimo jogo para o Wii, mas 'The Price Is Right' da Ubi vendeu três vezes mais. Assim como 'Are You Smarter Than a 5th Grader: Make the Grade', da THQ. É triste, mas isto diz quem é o público", concluiu o analista.