Topo

Designers estão entre 'agentes de mudança nos EUA'

25/03/2009 22h45

A revista americana Rolling Stone publicou um artigo listando a cem personalidades que estão mudando os Estados Unidos. O primeiro da lista é naturalmente Barack Obama, o primeiro presidente negro do país, que realizou o maior corte de impostos para a classe média americana até hoje.

Mas quatro posições da lista foram ocupadas por designer de games, profissionais que atuam num mercado que girou US$ 21 bilhões em 2008 (sem contar os games para PC).

Na 82ª posição aparece Will Wright, celebrado por ser o "criador da vida artificial". Definido como um deus do design de jogos que, ao criar jogos como "Spore", "SimCity" e "The Sims", o chefão do estúdio Maxis - subdivisão da Electronic Arts - está gerando existência artificial.

Já Cliff Bleszinski, na 73ª colocação, é comparado ao diretor Michael Bay, como uma fábrica de "blockbusters". O jovem criador é celebrado pela franquia "Gears of War", o violento e visto game de tiro que é sucesso no Xbox 360 e PC.

Alex Rigopulos e Eran Egozy (44ª posição), da Harmonix, são citados como agentes da mudança do mercado fonográfico. A criação de franquias como "Guitar Hero" e "Rock Band" fez com que estes parceiros de faculdade oferecessem um novo meio de comprar e vender música. Além disto, "The Beatles: Rock Band" também está a caminho, com potencial de sobra para o sucesso.

Por fim, a publicação incluiu o japonês Shigeru Miyamoto (13º lugar), "o Bob Dylan dos videogames". O criador de "Mario Bros" é, segundo a revista, a mente mais criativa da indústria dos games. Com o Wii e seu controle, ele mudou o mundo dos games ao promover a inclusão digital interativa.