Topo

"The Secret World" é RPG online de temática sombria

07/04/2009 16h17

Desde que foi anunciado no começo de 2007, poucas informações foram divulgadas acerca do RPG online sem limite de jogadores "The Secret World", previsto para PC e Xbox 360. Trata-se do terceiro MMO da produtora Funcom, depois de "Anarchy Online" e "Age of Conan: Hyborian Adventure".

"O que é 'The Secret World'? Não é uma dimensão paralela, não é uma realidade alternativa, é o mundo fora destas janelas", diz Ragnar Tornquist, designer do game (e também dos adventures "The Longest Journey" e "Dreamfall").

"É descendo aquela viela à esquerda e atrás da cerca, é um armazém abandonado, é aquela estranha cidadezinha no Oriente Médio, é aquela floresta assombrada, são todos os lugares que evitamos, que nos fazem sentir desconfortáveis, são as histórias no noticiário sobre a pessoa sumida que as ouras acham que foi assassinada mas a história foi acobertada, são as coisas que as autoridades não querem que saibamos, é o que o governo está escondendo, é o que as sociedades secretas estão oprimindo. Este é o mundo oculto. É um mundo atrás de nosso mundo, escondido por um véu".

Fantasia sombria

O designer revela que o jogo não terá classes ou níveis de personagem, quebrando um pouco o paradigma dos MMORPGs. Segundo Tornquist, este é "um MMORPG de ação e aventura com combate rápido e reativo". No entanto, ele afirma que o jogador não precisará realizar coisas repetitivas para evoluir seu personagem - com habilidades variadas como armas de fogo modernas, artes marciais, magia negra e vodu - que será criado do zero para algo que for do interesse do jogador. Além do combate, o jogo oferecerá uma variedade de enigmas a serem solucionados para avançar na trama.

Seguindo uma trama de mais de cem milhões de anos, o game será ambientado em localidades como Londres, Nova York, Seul, Nova Inglaterra e Egito, mas outros lugares aparecerão no decorrer da aventura - alguns mais difíceis que os outros, para personagens mais evoluídos. Ragnar declarou influências bem claras no clima do jogo: "obras como 'Sandman' e 'Hellblazer', e vários quadrinhos da editora Vertigo, este tipo de fantasia contemporânea, urbana e sombria. Os trabalhos de Neil Gaiman, obviamente uma enorme inspiração. A ideia de magia existir e mitologia ser verdade no nosso universo e distorcer isto um pouquinho".

Por ora, "The Secret World" ainda não tem data estipulada para entrar em operação.