Topo

Vendas de "GTA" para DS é 'compatível', diz Nintendo

20/04/2009 20h15

Em uma declaração feita ao MTV Multiplayer Blog, site sobre videogames da MTV americana, Steve Singer, vice-presidente de licenciamento da Nintendo para os Estados Unidos, disse que as vendas iniciais de "Grand Theft Auto: Chinatown Wars" estão "compatíveis" com as de outros títulos de alto padrão produzidos por produtoras terceirizadas para o Nintendo DS.

O título movimentou 89 mil unidades durante o mês de março, de acordo com o NPD Group, empresa de referência na apuração de vendas de jogos e consoles nos Estados Unidos.

Stinger usou "Call of Duty 4" como um exemplo: o jogo vendeu 36 mil unidades no primeiro mês, mas com o tempo alcançou mais de 500 mil cópias vendidas. No entanto, os números iniciais ainda parecem modestos em comparação às previsões iniciais de analistas de mercado, que estimavam a chegada do game a casa dos dois milhões até o fim de 2009. A empresa Cowan & Company reduziu tal previsão para 500 mil unidades.

Apesar das vendas nada espetaculares em março, há varejistas que estão espantados com o game. Segundo a rede americana GameStop, o jogo está "superando as expectativas", dizendo que o título viu um "aumento sólido" nas vendas depois que o Nintendo DSi foi lançado, em 5 de abril. O portátil vendeu 435 mil unidades na primeira semana, de acordo com a Nintendo.

Stinger também reconhece que a baixa quantidade de jogos de classificação Mature (não recomendado para menores de 17 anos) para o sistema também pesa nas vendas inicialmente lentas, e diz que, "estrategicamente, 'GTA' é um jogo muito importante, pois ajuda a passar a mensagem de que um ótimo conteúdo de classificação M pode vir à plataforma e encontrar um lar". De acordo com ESRB, órgão que classifica os jogos por faixa etária nos Estados Unidos, apenas sete jogos tem selo M.

GTA no bolso

Lançado em 12 de março, "Grand Theft Auto: Chinatown Wars" foi desenvolvido pela Rockstar Leeds, marcando o retorno da série a uma plataforma da Nintendo desde 2004, quando estreou "Grand Theft Auto Advance" (produzido pela Digital Eclipse) no Game Boy Advance. Mesmo sendo para um aparelho portátil, a escala do game é grande, tendo praticamente todas as áreas do mapa de "Grand Theft Auto IV", deixando de fora apenas Alderney, baseada em Nova Jersey.

O game tem vários minigames, como o de tráfico de droga. A função serve para fazer caixa e envolve o controle de um ponto de estoque de drogas e a sua distribuição e venda na vizinhança. O jogador pode definir preço, tipo e quantidade em estoque, além de ter o papel de administrador em uma rede de pontos de venda de drogas.
Mais
Nintendo DSi vende 435 mil unidades na estreia