Topo

Will Wright vira consultor da Electronic Arts para "Spore"

23/04/2009 15h30

O último projeto de Will Wright na Electronic Arts foi "Spore", simulador lançado em 7 de setembro de 2008 para PC e outras plataformas. Porém, mesmo depois de ter deixado a companhia para cuidar de um antigo projeto particular - o Stupid Fun Club - o criador de "The Sims" e "SimCity" ainda se encontra trabalhando em "Spore".

Segundo o próprio game designer, ele assumiu posição de consultor, se encontrando com a equipe de "Spore" regularmente para continuar dando rumos à sua criação no futuro.

"Eu não acho que foi amplamente divulgado, mas além dessa coisa toda eu também acertei um acordo de consultoria com a EA", disse Wright ao site GameDaily. "Estou gastando certa quantidade de tempo todo mês na verdade trabalhando com o time de Spore em futuras versões do jogo e expansões; então eu estarei envolvido com a EA no desenvolvimento da franquia".

Nessa entrevista, Wright diz que acredita que os fãs terão uma participação tão ativa na direção de Spore quanto a dos produtores, mas ele também quer levar o jogo em outras direções.

"Estamos agora em um estágio de aprendizado máximo onde os fãs vão direcionar a franquia tanto quanto nós - suas mãos estão no volante também", disse ele. "Estamos ouvindo as críticas de partes do jogo, estamos analisando partes que foram sucessos inesperados e vamos também por outros caminhos.

"Parte disso são coisas que queríamos ter feito, porém terá mais coisas que os fãs querem que façamos; vamos provavelmente adicionar mais profundidade em diferentes áreas do jogo - e já estamos certamente fazendo isso com o pacote de expansão "Galactic Adventures" - vamos também levar as ferramentas em diferentes direções, então você poderá pegar as criaturas que fez no editor e trazê-las para diferentes experiências".

Ainda sobre Spore, Will Wright explica porque a franquia não apareceu no Xbox 360 e PlayStation 3, tendo sido lançada apenas para PC, Mac, DS e iPhone, com uma versão para o Wii no forno.

"Ou convertemos o jogo ou continuamos a criar novas aplicações no PC ou então vamos para a arena de portáteis", disserta Wright. "Eu não posso especificamente dizer quais são os planos agora, mas realmente todas essas coisas são medidas umas contra as outras. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, então temos que pensar: em que plataformas ele iria evoluir mais rápido? A partir daí você pode olhar para uma conversão direta no PS3 e Xbox 360 e basicamente ter o mesmo jogo que temos no PC ou pode se questionar o que podemos fazer nessa outra plataforma que vai nos ajudar a explorar partes diferentes do design?"

"Eu acho que o Wii é realmente único nesse sentido, há coisas que podemos fazer no Wii que não temos chance de realizar em nenhuma outra plataforma nesse momento", explica. "Aprendemos muito com ele em termos de direções que talvez sigamos, então eu diria que isso é um dos aspectos subapreciados de como escolhemos levar o jogo para diferentes plataformas".

"Spore: Galactic Adventures" será lançado em 26 de junho de acordo com algumas lojas. Paralelamente, a Electronic Arts possui mais três games da franquia em produção: "Spore Creature Keeper" para PC, "Spore Hero" para Wii e "Spore Hero Arena" para Nintendo DS.

No início deste mês, Will Wright deixou a EA para cuidar do Stupid Fun Club, descrito por ele como "uma grande instituição de pesquisa de entretenimento desenvolvendo novas propriedades intelectuais para serem lançadas através de múltiplas frontes incluindo videogames, filmes, televisão, internet e brinquedos". Ele foi fundado originalmente em 2001 com intuito de explorar a paixão de Wright por robôs. A Electronic Arts tem os direitos de desenvolver quaisquer conceitos de jogos que surgirem do Stupid Fun Club - a empresa e Wright são os acionistas majoritários do estúdio.