Topo

Square manterá Eidos com operação independente

28/04/2009 22h17

Na semana passada, foi concluída a compra da inglesa Eidos pela japonesa Square Enix, num negócio de 84 milhões de libras esterlinas. A exemplo do que faz com a Taito, a Square Enix afirmou que a Eidos manterá seu nome e autonomia.

Phil Rogers continua como executivo-chefe, cargo que assumiu em janeiro deste ano. Ele responde diretamente a Yoichi Wada, presidente-executivo da Square Enix.

"Esse é um início excitante ao que acredito ser uma incrível aventura", disse Wada. "Estou muito feliz que Phil Rogers tenha concordado em liderar a Eidos no que vejo como um casamento internacional entre nossas duas companhias, um casamento que gerará grandes frutos. A Eidos é uma companhia rica em conteúdo [é dona da franquia 'Tomb Raider', por exemplo] e um negócio culturalmente significativo para o grupo Square Enix".

Falando ao site GamesIndustry, Wada afirmou que pretende contratar mais funcionários para a Eidos, a fim de desenvolver mais produtos com as propriedades da companhia e aumentar a arrecadação. É a mesma tática usada dentro da Square Enix, principalmente com a franquia "Final Fantasy".

Expansão

No entanto, a compra da Eidos pode ser apenas o primeiro passo para os planos globais da companhia japonesa. "A combinação da Eidos com a Square Enix nos dá uma boa plataforma de onde expandir. Nesse processo, podemos decidir comprar outra companhia", disse Wada ao Financial Times.

O executivo disse que a indústria japonesa precisa de ideias novas para competir de igual para igual com o outro lado do mundo. "Nos últimos cinco ou dez anos, a indústria japonesa virou um ambiente fechado, sem novas pessoas e ideias, quase xenófoba. Agora, está ligeiramente atrás das contrapartes ocidentais".
Mais
Conselho aprova venda da Eidos para Square Enix
Square Enix faz proposta de compra da Eidos