Activision lucra US$ 1 bi; "Guitar Hero" acumula US$ 2 bi
A crise econômica mundial parece ter atingido as empresas com intensidades diferentes na indústria de games. Enquanto THQ e Electronic Arts declaram perdas - mais de US$ 1 bilhão no caso da EA -, a Nintendo continuou nadando no azul, e batendo recordes. A Activision Blizzard ficou nesse segundo grupo, com lucro líquido de US$ 981 milhões.
Outra controvérsia: executivos da EA disseram que o gênero musical estava mais "calmo" em vendas, mas a Activision Blizzard anunciou que a franquia "Guitar Hero" já acumula US$ 2 bilhões em arrecadação até hoje. Segundo a companhia, é a terceira série a conseguir a façanha, depois de "Mario Bros." e "Madden".
No relatório financeiro que cobre seu primeiro trimestre do atual ano fiscal (janeiro a março), a companhia superou sua meta e previsão de uma receita de US$ 860 milhões divulgada há três semanas. A empresa declarou rendimentos de US$ 981 milhões no trimestre entre janeiro e março, quase a mesma quantia que a THQ arrecadou em um ano inteiro, e reversamente o que a EA perdeu no ano fiscal anterior.
Não há, porém, como comparar com os resultados do ano anterior, pois a Activision Blizzard só se tornou oficial em julho. No entanto a empresa destacou que a Vivendi Games, agora inexistente, arrecadou US$ 325 milhões no primeiro trimestre de 2008, apenas para efeito de comparação. Com relação aos lucros líquidos, os da Activision Blizzard foram quatro vezes maiores que os da Vivendi no mesmo período do ano anterior: US$ 189 milhões contra US$ 43 milhões.
Franquias milionárias
Os jogos das séries "Call of Duty", "Guitar Hero" e "World of Warcraft" foram os maiores responsáveis pelo sucesso da empresa. Citando números do NPD Group, a Activision declarou que "Guitar Hero World Tour" foi o título terceirizado com maior arrecadação nos Estados Unidos contando todas as plataformas. As vendas da franquia musical também aumentaram 84% no trimestre na Europa, de acordo com a inglesa Chart-Track e a alemã Gfk.
Dentre os títulos para PC, "World of Warcraft: Wrath of the Lich King" foi o que mais se sobressaiu no trimestre, de acordo com o NPD, e, obviamente, teve um grande impacto na arrecadação da companhia proveniente do setor online. A receita foi de US$ 314 milhões no trimestre.
Logo após a declaração do relatório financeiro, executivos da Activision realizaram uma coletiva com analistas para falar mais sobre suas finanças e a linha de jogos. A empresa disse que tem atualmente US$ 3,1 bilhões em caixa, e que continua comprando de volta suas próprias ações no mercado.
A tendência é que a companhia consiga gerar ainda mais lucros com a venda dos produtos "Guitar Hero", cujos custos de produção, segundo o executivo-chefe de finanças Thomas Tippl, vêm caindo. Em contrapartida, a companhia disse que a Blizzard Entertainment vai aumentar seus custos de desenvolvimento para o resto do ano, focando no segmento de RPG online sem limite de jogadores, no qual a arrecadação deverá representar 35% do total do segundo trimestre (entre abril e junho).
A companhia revelou que terá 11 importantes lançamentos no segundo semestre de 2009, três a mais que no ano anterior. O objetivo é oferecer mais produtos para a crescente base instalada das plataformas dessa geração nos Estados Unidos e Europa, que, segundo o presidente da Activision Mike Griffith, é de 170 milhões de unidades atualmente.
Rock e DJ
O sucesso de "Guitar Hero" pode ser visto em números: a franquia tem agora 55% do mercado de jogos de ritmo no ocidente. "Nós tomamos mercado de 'Rock Band' na América do Norte e na Europa", alegou Griffith. No período, "Guitar Hero" vendeu dez vezes mais que "Rock Band" na Europa, e seu desempenho "deverá melhorar" quando "Guitar Hero: Metallica" for lançado no mês que vem por lá. Mais de 35 milhões de jogos da série foram vendidos, e mais de 40 milhões de "músicas profissionais" foram baixadas.
Executivos da empresa confirmaram que "DJ Hero" poderá usar uma guitarra como complemento. "É uma experiência musical interativa totalmente nova que permite aos jogadores comandarem sua festa, fornecendo remixes e 'mash-ups' únicos criados por DJs profissionais exclusivamente para o jogo". Segundo a Activision, 50% dos compradores em potencial de "DJ Hero" são consumidores que não têm "Guitar Hero". Com relação a "Band Hero", outro game musical da empresa, este suportará todos os instrumentos de "Guitar Hero", mas não a pick-up de "DJ Hero".
Corrida, tiros e estratégia
A companhia aproveitou para confirmar que "Blur", o novo game de corrida da Bizarre Creations (de "Project Gotham Racing" e "Geometry Wars"), será apresentado publicamente na E3, que ocorre de 2 a 4 de junho nos Estados Unidos. "De uma perspectiva de negócios, estamos querendo que 'Blur' faça pelo gênero de corrida o que 'Call of Duty' fez para os de tiro, e que este era nosso objetivo quando compramos a Bizarre Creations [em 2007] para fazer esse jogo", disse Griffith.
Um dos maiores sucessos contemporâneos da empresa, "Call of Duty 4: Modern Warfare", chegou a incrível marca de 13 milhões de unidades vendidas, quase o mesmo que "Grand Theft Auto IV", embora o jogo da RockStar Games esteja a menos tempo no mercado.
No segundo trimestre do ano, a Activision está planejando lançar sua "reinvenção de 'Tony Hawk' na forma de um jogo muito interativo e inovador que permite aos jogadores praticarem skate. Nosso objetivo foi reinventar essa franquia onde estamos envolvidos com o consumidor do mercado em massa, e nós estamos otimistas com relação ao que esse jogo pode fazer".
Para terminar, Mike Morhaime, presidente e cofundador da Blizzard Entertainment, disse que "Starcraft II" entrará em fase de teste beta no terceiro trimestre. "(...) vamos começar a testar externamente nosso novo Battle.net, incluindo alguns aspectos que se conectarão a todos os jogos futuros da Blizzard. Isso inclui novas ferramentas que facilitarão a comunicação entre os jogadores durante as partidas. Estamos também introduzindo um sistema centralizado que permitirá aos jogadores gerenciarem todos os seus jogos da Blizzard Entertainment e futuros jogos em apenas um lugar sem ter que lembrarem de várias informações de login", concluiu.
Outra controvérsia: executivos da EA disseram que o gênero musical estava mais "calmo" em vendas, mas a Activision Blizzard anunciou que a franquia "Guitar Hero" já acumula US$ 2 bilhões em arrecadação até hoje. Segundo a companhia, é a terceira série a conseguir a façanha, depois de "Mario Bros." e "Madden".
No relatório financeiro que cobre seu primeiro trimestre do atual ano fiscal (janeiro a março), a companhia superou sua meta e previsão de uma receita de US$ 860 milhões divulgada há três semanas. A empresa declarou rendimentos de US$ 981 milhões no trimestre entre janeiro e março, quase a mesma quantia que a THQ arrecadou em um ano inteiro, e reversamente o que a EA perdeu no ano fiscal anterior.
Não há, porém, como comparar com os resultados do ano anterior, pois a Activision Blizzard só se tornou oficial em julho. No entanto a empresa destacou que a Vivendi Games, agora inexistente, arrecadou US$ 325 milhões no primeiro trimestre de 2008, apenas para efeito de comparação. Com relação aos lucros líquidos, os da Activision Blizzard foram quatro vezes maiores que os da Vivendi no mesmo período do ano anterior: US$ 189 milhões contra US$ 43 milhões.
Franquias milionárias
Os jogos das séries "Call of Duty", "Guitar Hero" e "World of Warcraft" foram os maiores responsáveis pelo sucesso da empresa. Citando números do NPD Group, a Activision declarou que "Guitar Hero World Tour" foi o título terceirizado com maior arrecadação nos Estados Unidos contando todas as plataformas. As vendas da franquia musical também aumentaram 84% no trimestre na Europa, de acordo com a inglesa Chart-Track e a alemã Gfk.
Dentre os títulos para PC, "World of Warcraft: Wrath of the Lich King" foi o que mais se sobressaiu no trimestre, de acordo com o NPD, e, obviamente, teve um grande impacto na arrecadação da companhia proveniente do setor online. A receita foi de US$ 314 milhões no trimestre.
Logo após a declaração do relatório financeiro, executivos da Activision realizaram uma coletiva com analistas para falar mais sobre suas finanças e a linha de jogos. A empresa disse que tem atualmente US$ 3,1 bilhões em caixa, e que continua comprando de volta suas próprias ações no mercado.
A tendência é que a companhia consiga gerar ainda mais lucros com a venda dos produtos "Guitar Hero", cujos custos de produção, segundo o executivo-chefe de finanças Thomas Tippl, vêm caindo. Em contrapartida, a companhia disse que a Blizzard Entertainment vai aumentar seus custos de desenvolvimento para o resto do ano, focando no segmento de RPG online sem limite de jogadores, no qual a arrecadação deverá representar 35% do total do segundo trimestre (entre abril e junho).
A companhia revelou que terá 11 importantes lançamentos no segundo semestre de 2009, três a mais que no ano anterior. O objetivo é oferecer mais produtos para a crescente base instalada das plataformas dessa geração nos Estados Unidos e Europa, que, segundo o presidente da Activision Mike Griffith, é de 170 milhões de unidades atualmente.
Rock e DJ
O sucesso de "Guitar Hero" pode ser visto em números: a franquia tem agora 55% do mercado de jogos de ritmo no ocidente. "Nós tomamos mercado de 'Rock Band' na América do Norte e na Europa", alegou Griffith. No período, "Guitar Hero" vendeu dez vezes mais que "Rock Band" na Europa, e seu desempenho "deverá melhorar" quando "Guitar Hero: Metallica" for lançado no mês que vem por lá. Mais de 35 milhões de jogos da série foram vendidos, e mais de 40 milhões de "músicas profissionais" foram baixadas.
Executivos da empresa confirmaram que "DJ Hero" poderá usar uma guitarra como complemento. "É uma experiência musical interativa totalmente nova que permite aos jogadores comandarem sua festa, fornecendo remixes e 'mash-ups' únicos criados por DJs profissionais exclusivamente para o jogo". Segundo a Activision, 50% dos compradores em potencial de "DJ Hero" são consumidores que não têm "Guitar Hero". Com relação a "Band Hero", outro game musical da empresa, este suportará todos os instrumentos de "Guitar Hero", mas não a pick-up de "DJ Hero".
Corrida, tiros e estratégia
A companhia aproveitou para confirmar que "Blur", o novo game de corrida da Bizarre Creations (de "Project Gotham Racing" e "Geometry Wars"), será apresentado publicamente na E3, que ocorre de 2 a 4 de junho nos Estados Unidos. "De uma perspectiva de negócios, estamos querendo que 'Blur' faça pelo gênero de corrida o que 'Call of Duty' fez para os de tiro, e que este era nosso objetivo quando compramos a Bizarre Creations [em 2007] para fazer esse jogo", disse Griffith.
Um dos maiores sucessos contemporâneos da empresa, "Call of Duty 4: Modern Warfare", chegou a incrível marca de 13 milhões de unidades vendidas, quase o mesmo que "Grand Theft Auto IV", embora o jogo da RockStar Games esteja a menos tempo no mercado.
No segundo trimestre do ano, a Activision está planejando lançar sua "reinvenção de 'Tony Hawk' na forma de um jogo muito interativo e inovador que permite aos jogadores praticarem skate. Nosso objetivo foi reinventar essa franquia onde estamos envolvidos com o consumidor do mercado em massa, e nós estamos otimistas com relação ao que esse jogo pode fazer".
Para terminar, Mike Morhaime, presidente e cofundador da Blizzard Entertainment, disse que "Starcraft II" entrará em fase de teste beta no terceiro trimestre. "(...) vamos começar a testar externamente nosso novo Battle.net, incluindo alguns aspectos que se conectarão a todos os jogos futuros da Blizzard. Isso inclui novas ferramentas que facilitarão a comunicação entre os jogadores durante as partidas. Estamos também introduzindo um sistema centralizado que permitirá aos jogadores gerenciarem todos os seus jogos da Blizzard Entertainment e futuros jogos em apenas um lugar sem ter que lembrarem de várias informações de login", concluiu.
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