Fãs forçam extinção de medidas anticópia, diz produtora
13/05/2009 08h40
Referindo-se a jogos como "BioShock", "Spore" e "The Chronicles of Riddick" e seus inicialmente invasivos sistemas de proteção, Carmel afirmou: "certamente acredito que isso é resultado de uma mudança na percepção pública do DRM, um tipo de resistência da sociedade. Os jogadores estão mais comunicativos do que costumavam ser, talvez por estarem tão acostumados a baixarem músicas sem tantas restrições".
Brad Wardell, do estúdio Stardock - notório por evitar sistemas de DRM e se vangloriar das boas vendas - também comenta: "'Spore' foi a gota d'água. Alguém que compra software não quer se sentir um otário por fazê-lo; muitas das reclamações vieram daqueles que não querem ser restritos pela DRM, especialmente porque aqueles que usaram versões piratas não se sentiam assim".
O executivo afirma que "Demigod" foi muito copiado ilegalmente. "E não se engane, a pirataria me irrita muito. Se você está usando uma cópia pirata agora, se você é um daqueles usando Hamachi ou GameRanger para jogar uma cópia pirata e fez isso por mais do que alguns dias, então você deveria ou comprá-lo ou aceitar que você é um ladrão e parar de racionalizar sobre isso de outra maneira".
Em outra ocasião, Carmel comentou que o DRM é perda de tempo: "As editoras não são burras. Elas sabem que DRM não funciona contra a pirataria. O que eles estão tentando é deter pessoas que vão à GameStop comprar jogos de US$ 50 por US$ 35 - nenhum [dólar do jogo usado] vai para seus bolsos. Se o DRM permite apenas algumas instalações, isto minimiza o número de vezes que pode ser revendido", citando o caso de jogos usado e revendidos em lojas do varejo.
Agregando valores
Mesmo considerando que a proporção de usuários piratas e legítimos de "World of Goo" é de 10 para 1, Carmel afirma: "Estou convencido de que perdemos poucos clientes por conta de pirataria. Pessoas que pirateiam o jogo são aquelas que não o comprariam mesmo. Não conheço ninguém que, em não encontrando uma versão pirata, diria 'ok, já que eu não achei de graça, vou sair e comprar'. Não acho que isto aconteça". Vale notar que muitos usuários enviaram emails de apoio à 2D Boy agradecendo a boa vontade de evitar o DRM. Wardell compartilha da opinião: "quando o foco da energia é colocado nos consumidores em vez de combater os piratas, você termina com mais vendas. Parece bom senso para mim".
Atualmente, a Stardock conta com um sistema chamado Goo para associar a conta de email do usuário aos jogos que ele comprou; a Valve obteve sucesso similar com o Steam, e acredita que a solução de software Steamworks tornará o DRM obsoleto em breve.