Topo

Criador de "Braid" recruta desenvolvedores para novo jogo

18/07/2009 12h06

Jonathan Blow, criador de "Braid", publicou duas ofertas de emprego no site oficial do game, à procura de profissionais para seu próximo jogo. O anúncio descreve o novo projeto como "um jogo de quebra-cabeças e de exploração que é filosófico e quieto, e feito por razões diferentes de puro lucro".

No anúncio de artista conceitual de ambiente 3D, Blow foi bem categórico: "A maioria de seu portfólio deve consistir de coisas ausentes desta lista: garotas de seios grandes; bárbaros usando machados, cobertos em sangue; alienígenas; naves espaciais; gângsteres levando tiros na cara; orcs; robôs gigantes; e, é claro, desertos pós-apocalípticos".

Jonathan Blow ganhou notoriedade com "Braid", título independente lançado para Live Arcade e PC que foi uma das grandes surpresas de 2008. O game tem a maior nota no Metacritic.com - site que agrega resenhas e faz uma média das notas - entre os títulos originais lançados para o Live Arcade, seção da rede online do Xbox 360 que vende jogos clássicos ou simples por download. O game também foi eleito o segundo melhor do ano pela revista Time e o quinto pela Associated Press. Pelo G4TV, especializado em games, levou o título de melhor jogo independente de 2008.

O game usa um estilo visual que remete a pinturas como as do holandês Vincent Van Gogh, com cores fortes e pinceladas marcantes. O jogador está em um mundo onde uma princesa foi capturada, e cabe ao destemido herói resgatá-la. O game não esconde influências de "Donkey Kong" e "Super Mario Bros." - tem até uma piada clássica no game -, mas o titulo conta com elementos de manipulação do tempo.