Topo

Valve quer desenvolvimento de jogos bancado por usuários

20/07/2009 22h12

Em uma entrevista cedida ao programa Good Game, da emissora de televisão ABC na Austrália, Gabe Newell, diretor administrativo da Valve, afirmou que prevê uma mudança na forma como os jogos serão financiados em sua fase de desenvolvimento. Newell diz que sua empresa pretende deixar a comunidade de usuários do Steam bancar jogos que sejam de seu interesse.

"Uma das áreas nas quais estou superinteressado no momento é como podemos ter financiamento por parte da comunidade", diz. "Agora, o que normalmente acontece é que temos este orçamento - precisa ser enorme, tem que ser de US$ 10 milhões a US$ 30 milhões, e tem que estar disponível no começo do projeto. Há um grande risco associado com estes dólares e decisões têm de ser incrivelmente conservadoras".

O executivo comenta uma solução possível para esta situação: "O que acho que seria muito melhor é se a comunidade pudesse financiar os jogos. Em outras palavras, 'ei, eu realmente gosto da ideia que você tem. Serei um investidor inicial nisto e, como resultado, em um momento eu terei um retorno neste produto, mas também ganharei uma cópia dele'".

"Então mudar o financiamento de algo que acontece entre uma editora e uma desenvolvedora (...) no lugar disso, ter algo de onde o financiamento vem da própria comunidade para jogadores e conceitos de jogos que eles realmente curtam", concluiu o executivo. Com isto, a comunidade de jogadores teria voz no tipo de conteúdo que seria incluído nos jogos em produção - já que, além de consumidores, eles também seriam investidores do projeto.