Topo

Série "Earthbound" faz vinte anos

28/07/2009 17h47

Nesta segunda-feira (27), a cultuada franquia "Mother", que tem o nome de "Earthbound" no Ocidente, fez 20 anos. O game original saiu para Famicom (o NES japonês), enquanto a continuação veio para o Super Nintendo (a única edição que saiu nos Estados Unidos). Uma terceira edição foi lançada para Game Boy Advance, enquanto o Nintendo 64 teve cancelado seu jogo de "Earthbound".

O título é muito cultuado no Japão e, embora seja menos famoso no Ocidente, não faltam fãs pedindo o lançamento da primeira e terceira edição de "Mother" em inglês. O primeiro jogo estava nos planos da Nintendo, mas foi enterrado devido a transição do NES para o Super Nintendo.

RPGs geralmente são situados em épocas medievais ou num futuro distante, mas a franquia "Earthbound" sempre é retratada no presente, em cenários tipicamente norte-americanos. O primeiro jogo se passa na América rural, enquanto "Earthbound" mostra um bairro de subúrbio. Já "Mother 3" traz cenários que lembram o Velho Oeste.

Os protagonistas são geralmente crianças e seus nomes remetem ao universo da Nintendo: o personagem do primeiro jogo teria o nome de Ninten, enquanto o garoto do segundo jogo se chama, por padrão, Ness. O que eles têm de diferente são seus poderes mentais, que lhes permitem lutar contra estranhas e hilárias criaturas. A série foi criada por Shigesato Itoi, famoso escritor japonês, e se destaca pelo humor, além de trazer muitas referências culturais. Em "Earthbound", por exemplo, há várias cenas, músicas e textos que remetem ao grupo inglês The Beatles.

Por enquanto, não há informações sobre qualquer continuação para "Mother 3" ou uma edição localizada dos games que nunca saíram nos Estados Unidos.