Vendas despencam pelo quinto mês seguido nos EUA
O NPD Group, empresa de estudos do mercado que pesquisa a venda de jogos nos Estados Unidos, revelou os resultados da indústria de games durante o mês de julho, confirmando o quinto mês seguido com queda de dois dígitos.
A arrecadação total com consoles, jogos e acessórios foi de US$ 848,90 milhões para o mês de julho, 29% a menos que no ano anterior quando as vendas acumuladas geraram US$ 1,19 bilhão. O segmento de jogos (software) teve uma queda ainda superior às expectativas dos analistas: 26%, ficando em US$ 436,99 milhões. Mas a área de consoles (hardware) registrou uma queda ainda mais acentuada, ficando 37% abaixo de julho de 2008, fechando em US$ 280,94 milhões.
A queda na venda de consoles atingiu todas as plataformas, mas a ordem tradicional permaneceu a mesma. O Nintendo DS ficou na frente com 538.900 unidades vendidas, seguido pelo Wii com 252.500 sistemas comercializados. O Xbox 360 foi quem ficou mais próximo do desempenho de 2008, vendendo 202.900 unidades, 2 mil a menos. A família PlayStation aparece na sequência e nesta ordem: PSP (122.800), PlayStation 3 (121.800) e PlayStation 2 (108.000).
No segmento de software, "Wii Sports Resort" da Nintendo foi o título mais comercializado de julho. Em seu mês de lançamento, o game, que acompanha uma unidade do Wii MotionPlus, vendeu 508.200 cópias. O único estreante do mês a também aparecer no Top 10 foi "NCAA Football" da Electronic Arts que ficou em segundo e terceiro com vendas de 376.500 (versão Xbox 360) e 237.400 (versão PS3), respectivamente.
Observando mais a fundo, a Nintendo e a Electronic Arts dominaram os encartes de vendas: seis títulos da gigante japonesa ficaram entre os dez mais procurados nas lojas, enquanto quatro títulos da EA completaram o Top 10 do mês. Com 132.200 unidades, "Mario Kart DS" teve uma performance particularmente boa, ficando na sexta posição. O título foi lançado em novembro de 2005 e está para completar quatro anos.
JULHO/2009
Software: US$ 436,99 milhões (-26%)
Hardware: US$ 280,94 milhões (-37%)
Acessórios: US$ 130,97 milhões (-12%)
Total Games: US$ 848,9 milhões (-29%)
Consoles / JULHO 2009
01) Nintendo DS: 538.900
02) Wii: 252.500
03) Xbox 360: 202.900
04) PSP: 122.800
05) PlayStation 3: 121.800
06) PlayStation 2: 108.000
TOP 10 SOFTWARE - JULHO 2009
Título / Distribuidora / Unidades**
01) Wii Sports Resort c/ Wii MotionPlus (Wii) / Nintendo / 508.200
02) NCAA Football 10 (X360) / EA / 376.500
03) NCAA Football 10 (PS3) / EA / 237.400
04) Wii Fit c/ Balance Board (Wii) / Nintendo / 164.300
05) Mario Kart Wii c/ Volante (Wii) / Nintendo / 156.600
06) Mario Kart DS (DS) / Nintendo / 132.200
07) Pokemon Platinum (DS) / Nintendo / 116.400
08) Fight Night Round 4 (X360) / EA / 116.400
09) New Super Mario Bros. (DS) / Nintendo / 101.800
10) EA Sports Active (Wii) / EA / 96.800
** = Dados incluem Edição de Colecionador e pacotes sem acessório.
A arrecadação total com consoles, jogos e acessórios foi de US$ 848,90 milhões para o mês de julho, 29% a menos que no ano anterior quando as vendas acumuladas geraram US$ 1,19 bilhão. O segmento de jogos (software) teve uma queda ainda superior às expectativas dos analistas: 26%, ficando em US$ 436,99 milhões. Mas a área de consoles (hardware) registrou uma queda ainda mais acentuada, ficando 37% abaixo de julho de 2008, fechando em US$ 280,94 milhões.
A queda na venda de consoles atingiu todas as plataformas, mas a ordem tradicional permaneceu a mesma. O Nintendo DS ficou na frente com 538.900 unidades vendidas, seguido pelo Wii com 252.500 sistemas comercializados. O Xbox 360 foi quem ficou mais próximo do desempenho de 2008, vendendo 202.900 unidades, 2 mil a menos. A família PlayStation aparece na sequência e nesta ordem: PSP (122.800), PlayStation 3 (121.800) e PlayStation 2 (108.000).
No segmento de software, "Wii Sports Resort" da Nintendo foi o título mais comercializado de julho. Em seu mês de lançamento, o game, que acompanha uma unidade do Wii MotionPlus, vendeu 508.200 cópias. O único estreante do mês a também aparecer no Top 10 foi "NCAA Football" da Electronic Arts que ficou em segundo e terceiro com vendas de 376.500 (versão Xbox 360) e 237.400 (versão PS3), respectivamente.
Observando mais a fundo, a Nintendo e a Electronic Arts dominaram os encartes de vendas: seis títulos da gigante japonesa ficaram entre os dez mais procurados nas lojas, enquanto quatro títulos da EA completaram o Top 10 do mês. Com 132.200 unidades, "Mario Kart DS" teve uma performance particularmente boa, ficando na sexta posição. O título foi lançado em novembro de 2005 e está para completar quatro anos.
JULHO/2009
Software: US$ 436,99 milhões (-26%)
Hardware: US$ 280,94 milhões (-37%)
Acessórios: US$ 130,97 milhões (-12%)
Total Games: US$ 848,9 milhões (-29%)
Consoles / JULHO 2009
01) Nintendo DS: 538.900
02) Wii: 252.500
03) Xbox 360: 202.900
04) PSP: 122.800
05) PlayStation 3: 121.800
06) PlayStation 2: 108.000
TOP 10 SOFTWARE - JULHO 2009
Título / Distribuidora / Unidades**
01) Wii Sports Resort c/ Wii MotionPlus (Wii) / Nintendo / 508.200
02) NCAA Football 10 (X360) / EA / 376.500
03) NCAA Football 10 (PS3) / EA / 237.400
04) Wii Fit c/ Balance Board (Wii) / Nintendo / 164.300
05) Mario Kart Wii c/ Volante (Wii) / Nintendo / 156.600
06) Mario Kart DS (DS) / Nintendo / 132.200
07) Pokemon Platinum (DS) / Nintendo / 116.400
08) Fight Night Round 4 (X360) / EA / 116.400
09) New Super Mario Bros. (DS) / Nintendo / 101.800
10) EA Sports Active (Wii) / EA / 96.800
** = Dados incluem Edição de Colecionador e pacotes sem acessório.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.