Topo

"LittleBigPlanet" para PSP não terá multiplayer

20/08/2009 16h02

Durante a Gamescom, evento alemão de jogos que acontece em Colônia, a Sony revelou que foi necessário cortar o multiplayer de "LittleBigPlanet" para poder fazer o jogo funcionar no PSP. Fora isso, a companhia esclarece, o game foi quase totalmente convertido para o portátil.

"A única coisa que perdemos é o multiplayer. Você tem vários sistemas de física, um modo de criação completo, e todos os outros aspectos de 'LittleBigPlanet' - você pode subir, baixar e compartilhar dados com pessoas via rede local sem fio - mas não teremos o multiplayer", confirmou o produtor sênior Mark Green ao site Eurogamer.

"É uma concessão. O sistema é nativamente capaz de realizar o multiplayer, mas talvez não com todo o sistema de física. No lado técnico das coisas, você perde um terço do poder de processamento ou um terço de memória de sistema para fazer o multiplayer", explica.

O componente multiplayer da versão original para PlayStation 3 é definitivamente um de seus aspectos mais importantes. Além dessa ausência, os usuários do PSP poderão usar apenas dois planos para suas fases, no lugar de três. "O PlayStation 3 tinha três planos para a criação, mas a primeira coisa que perguntamos à Media Molecule foi se podíamos reduzir para dois, eles disseram que, bem, muitas das fases que construíram podiam ser jogadas em dois planos de qualquer forma, então não era um problema", explicou Green.

Green também disse que ele também não gosta muito da maneira como os personagens pulam na versão para PlayStation 3, mas que o elenco no estúdio em Cambridge da Sony melhorou essa característica no PSP.

Jogo 2.0

"LittleBigPlanet" permite que o jogador crie cenários utilizando um sistema bastante versátil e repleto de material, também sendo possível importar seu próprio conteúdo para o game (fotos em formato digital, por exemplo). Para explorar suas criações, o usuário e seus amigos usam pequenos bonecos de estopa - os Sackpersons - que também têm seu visual personalizável.

Usando e abusando dos efeitos de física como gravidade e inércia para uma série de atividades como corridas, solução de quebra-cabeças e afins, um dos aspectos mais alardeados pela produtora é a comunidade virtual para compartilhamento conteúdo criado por usuários: mapas e novos objetos são apenas alguns exemplos.