Topo

Alguns artistas não entendem jogos musicais, diz Harmonix

31/08/2009 22h14

Em entrevista ao site Computer & Videogames, John Drake, coordenador de relações públicas da Harmonix, respondeu às críticas de alguns músicos que não aprovam games como "Rock Band" e "Guitar Hero".

Grande parte das reclamações envolve o fato das pessoas não estarem tocando um instrumento de verdade, e sim um mero pedaço de plástico sem ritmo. Entretanto, Drake afirma que tais pessoas "têm uma visão estreita das coisas".

"Creio que eles não tenham a visão correta. Acredito que eles não entendam o motivo de tanto sucesso. Do meu ponto de vista, qualquer coisa que deixe as crianças interessadas em música, que as faça tocar músicas em sua casa, que não seja uma MP3 roubada da internet, é uma boa coisa", afirma Drake.

A resposta de Drake é direcionada a artistas como Jack White (do White Stripes e Racounters), Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin) e Prince. Page, por exemplo, diz que jogos musicais não ensinam nada aos jogadores: "Você imagina a parte de bateria que John Bonham tocou na primeira faixa do disco de estreia, 'Good Times Bad Times'. Quantos bateristas no mundo tocam aquilo, muito menos em uma manhã de Natal?". Vale notar o White Stripes é uma das bandas presentes na seleção musical de "Guitar Hero 5", enquanto o Led Zeppelin relata que jamais licenciará suas canções para jogos musicais.

Porém, enquanto uns criticam, outros tiram proveito desta onda de jogos musicais. Bandas como Metallica, Aerosmith, Van Halen e Beatles são temas de games próprios, com trilha sonora repleta de grandes sucessos.