Topo

Universidades do Reino Unido têm CryEngine de graça

10/09/2009 22h04

A Crytek deu um passo importante para a formação de novos talentos na indústria de jogos. A empresa mostrou recentemente o seu compromisso na área de educação de novos profissionais oferecendo gratuitamente seu motor gráfico, o consagrado CryEngine - que deu vida a "FarCry" -, para universidades no Reino Unido.

De acordo com Karl Hilton, diretor da Crytek no Reino Unido, o objetivo da empresa é oferecer aos estudantes uma oportunidade de colocar as mãos em um material de qualidade para seus estudos, algo vital para a vida daqueles que pretendem se destacar na indústria.

"As universidades procuram dar valor à criatividade e mandam pessoas para os braços da indústria com várias ideias, mas estamos falando de ter em suas mãos treinamento prático para que eles possam aprender com suas próprias limitações", afirmou Hilton. "É muito fácil acontecer de os estudantes deixarem o mundo acadêmico e não terem a mínima ideia das realidades de se trabalhar com videogame".

O executivo acredita que quanto mais a empresa se envolver com os estudantes, oferecendo ferramentas para que possam desenvolver melhor suas habilidades e aprender com seus próprios erros, melhores profissionais aparecerão no mercado em um futuro próximo. "Estudantes e universidades não leem mentes, eles não sabem exatamente o que e como fazemos as coisas a não ser que eles entrem em contato com pessoas que realmente trabalham na indústria".

O CryEngine é um motor gráfico considerado maleável, cuja particularidade é fazer uso de avançadas técnicas de produção de gráfico em tempo real, como o uso de normal mapping e outros recursos que acrescentam uma grande quantidade de detalhes nos modelos utilizados nos games. Além de ter dado origem a "FarCry", o CryEngine é usado também no game online sem limite de jogadores "Aion", da NCSoft.