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Executivo revela estrutura por trás de "World of Warcraft"

20/09/2009 12h35

Uma apresentação da Blizzard durante a GDC Austin 2009, convenção de desenvolvedores de games, chamou a atenção da indústria pela quantidade de detalhes e números revelados pela empresa a respeito de seu gigantesco RPG online, "World of Warcraft".

A julgar pelos números revelados por Frank Pearce, co-fundador da Blizzard e vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Produtos, e pelo diretor de produção J. Allen Brack, "gigantesco" pode ser bem o termo para associar ao jogo que, apesar de estar há cinco anos no mercado, coleciona cerca de 11 milhões de jogadores que pagam mensalidade ao redor do mundo.

Pearce começou explicando as operações da Blizzard e afirmou que todos os modelos de trabalho e mecânicas de funcionamento da empresa são formados de acordo com os hábitos e perfis de seus profissionais e não contrário, para evitar períodos de adaptação que podem tirar o foco do trabalho. Assim, a divisão de trabalho fica mais orgânica e pode alocar os talentos certos para cada área do jogo.

O número de programadores que cuidam de "World of Warcraft" não foi bem especificado, mas Pearce revelou que hoje esta equipe já desenvolveu cerca de 5.5 milhões de linhas de código. Já o time de artistas é composto por 51 designers que cuidam de todo tipo de arte gráfica do jogo, como armas, armaduras, elementos do cenário, poderes e animações. Uma outra equipe com 37 profissionais é responsável pelas classes, profissões, eventos especiais e também por criar e balancear os mais de 70 mil tipos de poderes e magias nos jogos, além de gerar e gerenciar os mais de 40 mil personagens controlados por computador que habitam o mundo virtual.

Coisa de cinema

Os elogiados vídeos de abertura dos jogos da Blizzard são desenvolvidos por um grupo separado, composto por 128 artistas que também são responsáveis por criar e fornecer arte e materiais para parceiros da empresa em produtos licenciados como jogos de cartas, RPGs, quadrinhos e até refrigerantes. O intermédio é feito por duas outras equipes, a de Marketing, que promove a grife, e a de Licenciamento, que cuida dos contratos com os parceiros.

Para assegurar que tudo está correndo bem com o jogo online, a Blizzard conta com 218 profissionais para o controle de qualidade. Este grupo é responsável por checar bugs e outros problemas que podem atrapalhar o funcionamento do game, que hoje já acumula dois pacotes de expansão que promovem um total de 7.650 missões, em versões diferentes traduzidas internamente pela empresa para mais de 7 idiomas. Os servidores que abrigam o game ficam espalhados ao redor do mundo e são mantidos por 68 profissionais responsáveis por 13.250 lâminas de servidores que agrupam 75 mil núcleos de processadores.

Por fim, os executivos comentaram sobre times periféricos que foram criados com o tempo, à medida em que o jogo foi ficando mais popular. Hoje a Blizzard tem representação oficial e escritórios próprios em países como França, Irlanda, Coreia do Sul e China, com um total de 1700 empregados fora dos EUA. Há ainda outras equipes específicas e, de certa forma, experimentais como de eSports, que coordena campeonatos ao redor do mundo e faz contatos com jogadores profissionais.

Por fim, Pearce comentou que achou importante revelar tais dados para mostrar algo diferente do habitual, já que a maioria dos desenvolvedores utiliza palestras para comentar sobre o desenvolvimento do jogo e seus desafios. "O moral da história é que operar um jogo online envolve muito mais do que criação de games", explicou o executivo.