Topo

Próximo "Ratchet" será último com 60 'fps', diz produtora

30/10/2009 21h26

Em uma mensagem publicada no blog oficial do estúdio Insomniac, Mike Acton, diretor responsável pelo motor gráfico usado pela companhia, afirmou que "Ratchet & Clank: A Crack In Time" deverá ser o último jogo a rodar a 60 quadros por segundo.

Sobre isso, a companhia afirma ter chegado à conclusão que o impacto visual é mais importante na avaliação dos consumidores que a fluidez de movimentos.

"Uma das duradouras máximas aqui na Insomniac é a taxa de quadros. Por muito tempos vimos um 'framerate' sólido como um sinal de produto de qualidade e profissionalismo como desenvolvedores. Sempre foi um ponto de orgulho em nosso trabalho e considerada uma parte extremamente séria de nosso processo de desenvolvimento", introduz.

"No entanto, durante o desenvolvimento, existem escolhas difíceis a serem feitas entre gráficos de qualidade mais elevada e taxa de quadros. E queremos fazer as escolhas certas para refletirem nosso comprometimento em oferecer a vocês os jogos com o melhor visual por aí. Para este fim, nossa equipe de comunidade pesquisou a questão da taxa de quadros. Talvez os resultados tenham confirmado o que eu sabia há muito tempo, mas achei difícil aceitar sem provas", continua.

Peso dos gráficos

As pesquisas feitas apontam que a taxa de quadros mais elevada não afeta vendas ou pontuação em análises. Segundo a apuração, o visual tem um impacto notável na nota final - até mesmo afetando a mecânica de jogo e a percepção dos jogadores, associando bons gráficos com "mais diversão". "[taxa de quadros] é importante, mas não é primordial. Quando há uma escolha clara entre 'framerate' e gráficos melhorados, os gráficos devem vencer. A correlação com as pontuações em resenhas é clara", afirma.

"Isto significa que a taxa de quadros ainda é importante para nós da Insomniac, mas não está no mesmo pedestal que antes. E que 'Ratchet and Clank: A Crack In Time' provavelmente será o último jogo da Insomniac rodando a 60 quadros por segundo", concluiu Acton.

Dando sequência aos eventos de "Tools of Destruction" e "Quest for Booty", " A Crack In Time" prevê responder questões levantadas pelos fãs a respeito dos personagens e da própria série. Depois do desaparecimento de Clank, articulado pelo nefasto Dr. Nefarious, Ratchet parte para salvar seu melhor amigo. Durante a aventura, ambos descobrem os segredos de sua origem e destino. Novamente, o jogo faz uso de seu próprio motor gráfico em tempo real para as intermissões repletas de humor e ação.