Topo

Criadores de "Trials" colocaram game em sites de Torrent

06/11/2009 20h55

Em uma palestra no evento Develop - realizado na cidade de Liverpool, na Inglaterra - o estúdio RedLynx revelou ter "vazado" propositadamente o jogo "Trials" em sites de compartilhamento usando o protocolo BitTorrent, um sistema descentralizado de compartilhamento de arquivos.

No entanto, há um porém digno de nota: a versão pirata que apareceu no mesmo dia em que o jogo foi lançado oficialmente não tem suporte às tabelas de recordes online, um de seus elementos de maior importância.

"A pirataria está aqui, então como podemos tirar vantagem dela? Na verdade, o que nós mesmos fizemos foi publicar o jogo imediatamente nas redes de torrents. O jogo depende muito do lado dos servidores - as tabelas de recordes são a alma do jogo", disse Tero Virtala, executivo-chefe da companhia. "Não sei se ajudou, eu presumiria que sim porque apesar da versão que colocamos nas redes de torrent não ser a completa, é a versão do jogo sem sua verdadeira alma, sem os placar online de líderes para enfrentar os outros jogadores".

Desde seu lançamento há 18 meses, o game vendeu cerca de 150 mil cópias. "Quando comparamos a versão copiada com aquela que têm acesso às tabelas de recordes e as que estão acessando nossos servidores, elas combinam. Então pelo menos ninguém conseguiu 'burlar' nosso placar de líderes até agora", concluiu o executivo.

Com versões para PC e Xbox Live Arcade, "Trials" é um jogo em que o objetivo é conduzir um motociclista em áreas fechadas e repletas de obstáculos, rampas e afins. O jogo faz uso de física simulada de forma bastante convincente para o game. O game custa 1,2 mil MS Points (US$ 15) no Xbox 360.