Topo

Já prevista, Ubisoft declara queda de 52% nas vendas

06/11/2009 21h50

No primeiro trimestre fiscal, a Ubisoft declarou vendas 51% menores que as do mesmo período do ano anterior. Além da crise financeira, um portfólio modesto foi um dos principais responsáveis pela queda de desempenho - apenas um jogo de renome, "Call of Juarez: Bound in Blood", foi lançado no referido trimestre.

Agora, a companhia declara que a arrecadação para o primeiro semestre do seu atual ano fiscal, compreendendo o período entre abril a setembro de 2009, caiu 52% no geral. Apesar da pífia situação, os resultados estão de acordo com as estimativas. A arrecadação, que foi de US$ 511 milhões no primeiro semestre de 2008, caiu para US$ 247 milhões no presente ano fiscal.

As vendas de trimestre de julho a setembro (o segundo do ano fiscal) foram guiadas pelas 900 mil unidades de "Call of Juarez: Bound in Blood" enviadas às lojas. O retrospecto de "Dawn of Discovery", o mais novo episódio da série de estratégia "Anno" da Ubisoft para PC, Wii e Nintendo DS, também foi citado como favorável.

No entanto, em uma coletiva com acionistas para divulgação dos resultados, Yves Guillemot, executivo-chefe da Ubisoft, admitiu que alguns outros grandes lançamentos da empresa ficaram abaixo do esperado, incluindo "TMNT: Smash-Up", "Cloudy With a Chance of Meatballs" - baseado no filme lançado por aqui com o nome "Tá Chovendo Hambúrguer" - e "Academy of Champions".

Mesmo se esses títulos tivessem atingido as metas, a Ubisoft provavelmente fecharia o trimestre amargando uma queda nas vendas. No período de abril a setembro do ano passado, a empresa foi beneficiada com as vendas de uma linha de jogos mais robusta, composta por "Rainbow Six Vegas 2", "Brothers in Arms: Hell's Highway", "Soulcalibur IV" (que ela distribuiu na Europa) e "Haze", entre outros.

Fim de ano de peso

O otimismo, no entanto, ainda paira sobre a cúpula da companhia, que considerada o atual trimestre "o mais importante da história da Ubisoft" e espera arrecadar US$ 803 milhões com uma safra comandada por "Assassin's Creed II", "Avatar: The Game" e "Rabbids Go Home". Se a estimativa se concretizar, a Ubisoft poderá comemorar um aumento de 6% sobre o período de outubro a dezembro de 2008.

Guillemot também disse que um título para Nintendo DS em particular se comportou acima do esperado, mas não revelou o nome. Uma das razões para esse sucesso, segundo o executivo, foi uma nova medida antipirataria incorporada pela Ubisoft ao título.

Por fim, o executivo disse durante a coletiva que "TrackMania 2", o próximo projeto do recém-adquirido estúdio Nadeo, será lançado em meados de 2010. Ele também comentou sobre "Heroes of Might and Magic Kingdoms", afirmando que o RPG online sem limite de jogadores está atualmente em fase de teste e deve estrear internacionalmente no início do ano que vem.