EA tem prejuízo no trimestre e demite 1.500 funcionários
A Electronic Arts declarou os resultados financeiros para o segundo trimestre fiscal (que corresponde ao período de julho a setembro) e os prejuízos aumentaram em 26%, pulando de US$ 310 milhões no mesmo período em 2008 para US$ 391 milhões. Em seguida, a empresa anunciou planos para dispensar 1.500 funcionários como parte de uma drástica iniciativa para reduzir custos.
A arrecadação GAAP caiu 12% de um ano para cá de US$ 894 milhões para US$ 788 milhões, enquanto a arrecadação não-GAAP foi de US$ 1,14 bilhão, 2% a mais que o ano anterior. GAAP é sigla para "Generally Accepted Accounting Principles", regras que norteiam a contabilidade nas empresas dos Estados Unidos.
"A EA está tendo uma boa performance, com qualidade, vendas e participação de mercado em alta até agora este ano", afirmou o diretor-presidente John Riccitiello. "Estamos tomando medidas difíceis para cortar custos em determinadas áreas e investindo mais em nossos maiores jogos e negócios digitais", completou.
"Atingimos nossas expectativas para o segundo trimestre e tivemos um trimestre com recorde de arrecadação", acrescentou Eric Brown, chefe financeiro. "Hoje estamos anunciando um corte significativo em nossas despesas operacionais e aquisição de uma líder em jogos sociais, a Playfish". A aquisição da Playfish, empresa especializada em jogos para Facebook como "Pet Society" e "Country Story", custou aos cofres da EA US$ 300 milhões.
A EA lançou "NHL 10", "The Beatles: Rock Band", "FIFA 10", "Battlefield 1943", "Madden NFL 10", "NCAA Football 10", "Dead Space: Extraction" e "Need for Speed Shift" durante o período, e todos eles têm média de nota acima de 80 no site Metacritic, referência do mercado, agregando resenhas de jogos, filmes e outros produtos de entretenimento dos principais veículos de mídia do mundo que publicam conteúdo em inglês.
No entanto, mesmo títulos de colossal sucesso financeiro como "Madden NFL 10" e "FIFA 10" (que anda vendendo quatro vezes mais que o concorrente "PES 2010") não foram suficientes para salvar as finanças da companhia. Para retomar o rumo da lucratividade, a empresa pretende dispensar 1500 funcionários em "diversas instalações até o final de março de 2010.
A empresa reconhece que o plano economizará pelo menos US$ 100 milhões anualmente. Cerca de 900 cargos estão ligados diretamente a desenvolvimento de jogos, 500 a distribuição e 100 são da base corporativa. De acordo com o site Gamasutra, EA Redwood Shores, Tiburon, Mythic e Black Box serão os estúdios afetados.
"Demitir funcionários e fechar instalações nunca são medidas agradáveis", disse Riccitiello. "Temos muita compaixão por todos os afetados, mas esses cortes são essenciais para transformar nossa companhia", adicionou.
Riccitiello também confirmou que a EA cancelou certa de 12 projetos não-anunciados. "A Electronic Arts tem um base principal de marcas de jogos e séries esportivas que vão se repetir em uma base anual ou bienal. E eu acho que você sabe quais são esses jogos principais - todos eles estão vendendo ou suas recentes edições venderam dois milhões de unidades ou mais", disse ele.
"Depois disso, tivemos 'The Sims' e 'Hasbro', e francamente tudo que não poderia se tornar um contribuinte com lucros elevados e muitas unidades vendidas foi cortado de nosso planejamento para o futuro", concluiu.
A arrecadação GAAP caiu 12% de um ano para cá de US$ 894 milhões para US$ 788 milhões, enquanto a arrecadação não-GAAP foi de US$ 1,14 bilhão, 2% a mais que o ano anterior. GAAP é sigla para "Generally Accepted Accounting Principles", regras que norteiam a contabilidade nas empresas dos Estados Unidos.
"A EA está tendo uma boa performance, com qualidade, vendas e participação de mercado em alta até agora este ano", afirmou o diretor-presidente John Riccitiello. "Estamos tomando medidas difíceis para cortar custos em determinadas áreas e investindo mais em nossos maiores jogos e negócios digitais", completou.
"Atingimos nossas expectativas para o segundo trimestre e tivemos um trimestre com recorde de arrecadação", acrescentou Eric Brown, chefe financeiro. "Hoje estamos anunciando um corte significativo em nossas despesas operacionais e aquisição de uma líder em jogos sociais, a Playfish". A aquisição da Playfish, empresa especializada em jogos para Facebook como "Pet Society" e "Country Story", custou aos cofres da EA US$ 300 milhões.
A EA lançou "NHL 10", "The Beatles: Rock Band", "FIFA 10", "Battlefield 1943", "Madden NFL 10", "NCAA Football 10", "Dead Space: Extraction" e "Need for Speed Shift" durante o período, e todos eles têm média de nota acima de 80 no site Metacritic, referência do mercado, agregando resenhas de jogos, filmes e outros produtos de entretenimento dos principais veículos de mídia do mundo que publicam conteúdo em inglês.
No entanto, mesmo títulos de colossal sucesso financeiro como "Madden NFL 10" e "FIFA 10" (que anda vendendo quatro vezes mais que o concorrente "PES 2010") não foram suficientes para salvar as finanças da companhia. Para retomar o rumo da lucratividade, a empresa pretende dispensar 1500 funcionários em "diversas instalações até o final de março de 2010.
A empresa reconhece que o plano economizará pelo menos US$ 100 milhões anualmente. Cerca de 900 cargos estão ligados diretamente a desenvolvimento de jogos, 500 a distribuição e 100 são da base corporativa. De acordo com o site Gamasutra, EA Redwood Shores, Tiburon, Mythic e Black Box serão os estúdios afetados.
"Demitir funcionários e fechar instalações nunca são medidas agradáveis", disse Riccitiello. "Temos muita compaixão por todos os afetados, mas esses cortes são essenciais para transformar nossa companhia", adicionou.
Riccitiello também confirmou que a EA cancelou certa de 12 projetos não-anunciados. "A Electronic Arts tem um base principal de marcas de jogos e séries esportivas que vão se repetir em uma base anual ou bienal. E eu acho que você sabe quais são esses jogos principais - todos eles estão vendendo ou suas recentes edições venderam dois milhões de unidades ou mais", disse ele.
"Depois disso, tivemos 'The Sims' e 'Hasbro', e francamente tudo que não poderia se tornar um contribuinte com lucros elevados e muitas unidades vendidas foi cortado de nosso planejamento para o futuro", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.