Topo

Electronic Arts anuncia 'revitalização' de "Medal of Honor"

10/11/2009 10h50

A Electronic Arts revelará em breve detalhes dos planos para revitalizar suas principais propriedades intelectuais, especificamente a série "Medal of Honor", declarou Frank Gibeau, presidente da divisão EA Games.

Tendo roteiro do cineasta Stephen Spielberg, "Medal of Honor" foi uma novidade para consoles à época (saiu em 1999 para o PSOne), virando paradigma para os games de tiro em primeira pessoa baseado na Segunda Guerra Mundial. De desde então foram várias versões para diversos sistemas, em intervalos de um ano, excetuando a segunda edição, que saiu dois anos depois da primeira.

Em 2007 foram lançados "Medal of Honor: Airborne", "Medal of Honor: Vanguard" e "Medal of Honor: Heroes 2", e desde então a série está em um estado de hibernação. Rumores recentes já indicavam uma possível revitalização, com o Afeganistão sendo mencionado como possível cenário para uma vertente moderna da série.

Reprodução
'Doom 3' e outros shooters clássicos
EVOLUÇÃO DOS SHOOTERS
Esse foi o caminho adotado em 2007 pela Infinity Ward para a série "Call of Duty", que se tornou um dos títulos de maior sucesso da companhia (o novo game, "Modern Warfare 2", sai nesta terça-feira, dia 10, prometendo quebrar recordes). Além disso, a DICE, um dos estúdios da Electronic Arts, também obteve sucesso ao lançar a série "Battlefield" em cenários mais modernos.

Gibeau não mencionou, porém, informações mais precisas sobre que tipo de revitalização planeja para "Medal of Honor". John Riccitiello também se negou a entrar em detalhes. Mas as mudanças já começaram internamente, após a empresa ter declarado o fechamento de estúdios, cancelamento de projetos e a demissão de 1.500 funcionários.

Mais renascimentos

"Medal of Honor" não será a única propriedade a ser repensada pela companhia. Gibeau afirmou que algumas das principais franquias da casa pretendem entrar no processo de revitalização, mas não citou detalhes. Algumas das principais série da Electronic Arts incluem "Battlefield", "Burnout", "Command & Conquer", "FIFA Soccer", "Fight Night", "Harry Potter", "Madden NFL", "NASCAR Racing", "Tiger Woods PGA Tour" e "The Sims".

A proposta de revitalizar franquias não é novidade para a Electronic Arts. No ano passado, a companhia acenou uma grande modificação na franquia "Need for Speed", já bastante desgastada. O resultado foi a edição "Shift", lançada em meados de setembro para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, com ares de simulador, que foi bem recebido pela crítica.