Venda de games musicais deve cair 50% em 2009
No ano passado, as vendas de games musicais renderam US$ 1,4 bilhão, impulsionadas por títulos como "Rock Band 2" e "Guitar Hero World Tour". Em 2009, no entanto, as perspectivas são bem mais modestas: segundo Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan Securities, este nicho de mercado deve gerar somente US$ 700 milhões, uma queda de 50%.
E não será por falta de títulos de peso, já que este ano chegaram às lojas games como "The Beatles: Rock Band", "DJ Hero", "Guitar Hero 5", "Band Hero", "LEGO: Rock Band" e, a partir desta terça-feira (22), "Guitar Hero: Van Halen.
Segundo o NPD Group, empresa de análise de mercado, as vendas destes jogos não atingiram as expectativas. Esperava-se que a edição de "Rock Band" dedicada aos Beatles, por exemplo, atingisse 1 milhão de cópias vendidas no primeiro mês após o lançamento, mas o jogo não passou de 800 mil unidades. Já "Guitar Hero 5" vendeu 500 mil unidades no primeiro mês, comparadas a 1,4 milhão de "Guitar Hero III", dois anos atrás.
"DJ Hero", que pretendia expandir o gênero de games musicais para o hip-hop, com sua pickup de DJ, ficou nas 123 mil unidades nos primeiros dias de venda.
"Muita música"
Para Pachter, a explicação para performances tão ruins a "culpa" é dos publishers: "As empresas prestaram a si mesmas um desserviço oferecendo aos consumidores muito conteúdo. A base instalada já possui bastante música, e realmente não precisa de muito mais", explica. "É como comprar mais e mais livros quando você tem um monte deles na prateleira ainda por ler", conclui.
Na opinião do analista, o desapontamento com "The Beatles: Rock Band" foi ainda maior: "Com a base instalada de 20 milhões de proprietários de games musicais, é estranho ver que apenas 800.000 compraram 'The Beatles: Rock Band'".
Entretanto, para Pachter a possível queda de 50% do mercado de jogos musicais em 2009 não significa que o gênero não tenha mais futuro, afinal, seria mesmo difícil manter a performance-recorde alcançada no ano passado. Para o analista, uma média anual entre US$ 500 milhões e US$ 600 milhões é muito saudável para o mercado. Vale destacar que a quantia não inclui o dinheiro gerado pela venda online de músicas, cifras que "Rock Band" e "Guitar Hero" ainda devem revelar.
Aliás, dados da Nielsen SoundScan mostraram que a venda de canções inclusas em "Guitar Hero 5," "Band Hero" e "DJ Hero" não aumentou. Na verdade, o jogo mais influente no setor de venda digital de músicas em 2009 foi "Brutal Legend", que é um título de ação e aventura com temática heavy metal - a comercialização de canções de bandas como Motorhead e Judas Priest chegaram a aumentar 700%.
E não será por falta de títulos de peso, já que este ano chegaram às lojas games como "The Beatles: Rock Band", "DJ Hero", "Guitar Hero 5", "Band Hero", "LEGO: Rock Band" e, a partir desta terça-feira (22), "Guitar Hero: Van Halen.
Segundo o NPD Group, empresa de análise de mercado, as vendas destes jogos não atingiram as expectativas. Esperava-se que a edição de "Rock Band" dedicada aos Beatles, por exemplo, atingisse 1 milhão de cópias vendidas no primeiro mês após o lançamento, mas o jogo não passou de 800 mil unidades. Já "Guitar Hero 5" vendeu 500 mil unidades no primeiro mês, comparadas a 1,4 milhão de "Guitar Hero III", dois anos atrás.
"DJ Hero", que pretendia expandir o gênero de games musicais para o hip-hop, com sua pickup de DJ, ficou nas 123 mil unidades nos primeiros dias de venda.
"Muita música"
Para Pachter, a explicação para performances tão ruins a "culpa" é dos publishers: "As empresas prestaram a si mesmas um desserviço oferecendo aos consumidores muito conteúdo. A base instalada já possui bastante música, e realmente não precisa de muito mais", explica. "É como comprar mais e mais livros quando você tem um monte deles na prateleira ainda por ler", conclui.
Na opinião do analista, o desapontamento com "The Beatles: Rock Band" foi ainda maior: "Com a base instalada de 20 milhões de proprietários de games musicais, é estranho ver que apenas 800.000 compraram 'The Beatles: Rock Band'".
Britney Spears estrelou um jogo musical próprio |
MÚSICOS NOS GAMES |
Aliás, dados da Nielsen SoundScan mostraram que a venda de canções inclusas em "Guitar Hero 5," "Band Hero" e "DJ Hero" não aumentou. Na verdade, o jogo mais influente no setor de venda digital de músicas em 2009 foi "Brutal Legend", que é um título de ação e aventura com temática heavy metal - a comercialização de canções de bandas como Motorhead e Judas Priest chegaram a aumentar 700%.
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