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Para BioWare, RPGs japoneses não evoluíram

22/12/2009 08h57

Em uma declaração feita ao site Destructoid, Greg Zeschuk, um dos fundadores da BioWare, afirmou que os RPGs feitos no Japão não evoluíram, enquanto mais e mais jogos do gênero são feitos no ocidente.

Segundo Zeschuk, "a queda do JRPG [RPG japonês] é em grande parte devida à falta de evolução, de progresso. Eles continuaram oferecendo a mesma coisa repetidas vezes. Eles fazem a roupagem melhor, eles parecem mais bonitos, mas ainda é a mesma experiência".

Zeschuk deu um exemplo de um aspecto que não o agrada nos jogos em questão. "Minha coisa favorita, é engraçado quando ainda se vê isso, mas a piada de alguns sistemas de diálogo onde tem a pergunta 'você quer fazer isto ou isto', e você diz não. 'Você quer fazer isto ou isto?' Não. 'Você quer fazer isto ou isto?' Não. Deixe-me pensar - você quer que eu diga 'sim'. E isso, infelizmente, caracterizou de verdade o JRPG". Porém, algumas produções do gênero produzidas na Ásia o agradam, como "Demon's Souls", criação da From Software para PlayStation 3.

"Temos grandes debates sobre se 'Grand Theft Auto IV' é um RPG, por exemplo. Ele tem todos os elementos, ele só não tem os números. E o que os jogadores querem é aquela profundidade maior, a integração maior dos recursos... 'Mass Effect 2' é, de certa maneira, a continuação desta evolução", conclui Zeschuk.

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Próximo lançamento da BioWare, "Mass Effect 2" herda a mecânica do antecessor, que mistura RPG com batalhas que lembram um game de tiro. Para compor o grupo, Shepard tem a disposição soldados de várias raças e com especialização em diversas áreas. Uma das novas caras do game é Grunt, um alienígena da raça Krogan com sede de sangue, e Subject Zero, uma instável e violenta guerreira.

O jogo chega às lojas em 26 de janeiro de 2010, para PC e Xbox 360.