Depois de recorde em 2008, mercado britânico cai 18%
O montante gerado em 2009 representa uma queda de 18% em relação a 2008, que foi o ano recorde em arrecadação, com 4,03 bilhões de libras esterlinas (US$ 6,46 bilhões).
As vendas de software atingiram 1,62 bilhão de libras esterlinas (US$ 2,6 bilhões). Do montante arrecadado, a maior parte veio do Xbox 360, com 459 milhões de libras esterlinas (US$ 735 milhões), enquanto o Wii dominou em quantidade de jogos: 18 milhões de cópias. O PlayStation 3 comemorou um aumento de 14% no setor, de 10,4 milhões em 2008 para 11,9 milhões de jogos em 2009.
Na parte de hardware, a arrecadação foi de 1,06 bilhão de libras esterlinas (US$ 1,7 bilhão), uma queda em relação a 2008, atribuída principalmente aos cortes de preços dos videogames. O PlayStation 3 teve um aumento de 2% no total de unidades comercializadas ano-a-ano, mas o Wii permaneceu como a plataforma mais vendida. Cerca de 6,7 milhões de consoles foram vendidos no ano passado no país.
Periféricos de jogos de PC e consoles geraram 630 milhões de libras esterlinas (US$ 1 bilhão) e as vendas totais chegaram a 35,8 milhões de unidades.
Ano da recessão
"Não podemos esquecer que em 2009 a economia no Reino Unido estava passando por uma das mais severas recessões dos tempos recentes, que naturalmente causou um impacto na indústria de entretenimento. Não é de surpreender que a indústria de jogos no Reino Unido tenha resistido tão bem à tempestade econômica já que os jogos representam um grande valor para o dinheiro gasto", disse Mike Rawlinson, diretor geral da ELSPA.
"O mercado de videogames do Reino Unido está amadurecendo - não estamos vendo um crescimento explosivo como em 2008, um sinal real de que o mercado está chegando à maturidade. Os consumidores estão gastando mais inteligentemente e os jogos se espalhando mais entre as demografias - isso está demonstrado pelo fato de que um jogo ('Call of Duty: Modern Warfare 2') esteve no topo da lista dos mais vendidos da Amazon pela primeira vez em 2009. Graças à contínua inovação das produtoras e desenvolvedoras de jogos, abrindo novos tipos e métodos de jogo, mais e mais consumidores estão se tornando jogadores e a indústria está alcançando novas audiências", concluiu.
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