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Tempo exíguo castiga jogos de filmes, diz Cinemaware

08/01/2010 09h41

Uma das velhas máximas do mundo dos games é que jogos baseados em filmes - mais precisamente, aqueles que saem junto com a estreia nas telonas - são ruins. O fato é comprovado em sites agregadores de resenhas, em que esse tipo de game costumam ter notas baixas.

"Avatar", por exemplo, baseado num consagrado "blockbuster" de James Cameron, tem média de 60 pontos no site (é preciso 75 para ser considerado indiscutivelmente favorável). "Up - Altas Aventuras" conseguiu se sair um pouco melhor: 65 pontos na edição para PlayStation 3.

Para a produtora Cinemaware, o grande problema desses projetos é a falta de tempo. "Seja jogo ou filme - existem problemas inerentes. A razão básica por trás de tantos jogos ruins feitos com base em licenças de filmes é simplesmente uma realidade do negócio que ninguém até hoje conseguiu superar", diz Bob Jacob, cofundador da Cinemaware. "Essa realidade é que o tempo que leva para um filme [chegar aos cinemas depois de receber sinal verde para produção] é dificilmente maior que um ano. Que tipo de jogo você pode fazer em um ano? Geralmente um lixo".

"A Electronic Arts pode conseguir dar um jeito colocando algumas centenas de pessoas em um projeto. Mas na maioria dos casos, tem sido uma história bem triste, e até que possamos resolver os problemas básicos de cronograma, continuará sendo difícil".

A solução para esse tipo de propriedade pode estar em games como "Batman: The Arkhan Asylum", considerado um dos melhores games de 2009. Esse game não é baseado em nenhum lançamento para cinemas e, por isso, teve bastante tempo de produção. Já "Batman - O Cavaleiro das Trevas" nem chegou a ver a luz do dia, pois o tempo para lançar o game chegou ao fim no final de 2008.