Games musicais caem 46%, mas "DJ Hero" vende bem
Quatro anos depois do "boom" de "Guitar Hero", os jogos musicais perderam força em 2009, de acordo com uma reportagem do jornal LA Times. No ano passado, o gênero arrecadou US$ 1,06 bilhão nos Estados Unidos, 46% que no ano anterior, segundo dados do NPD Group.
No entanto, isso não impediu que "DJ Hero" fosse o jogo que mais arrecadou nos Estados Unidos e na Europa, segundo a distribuidora Activision, que também cita fontes do NPD Group.
Vale notar que o game é mais caro por acompanhar um controle em forma de pick-up - o pacote custa em torno de US$ 120 nos Estados Unidos, na versão para Xbox 360 e PlayStation 3 - e, por isso, pode arrecadar mais mesmo vendendo menos unidades que um título sem periféricos, que sai por volta de US$ 60.
"'DJ Hero' transformou os jogos musicais ao casar o controle inovador de pick-up e uma mecânica irresistível com os maiores artistas e as incríveis músicas ao redor do mundo", diz Bobby Kotick, executivo-chefe da Activision. "Consumidores e críticos concordam que 'DJ Hero' é um dos melhores jogos musicais já criados e estabelece ainda mais 'Guitar Hero' como a franquia principal de seu gênero". A companhia já afirmou que lançará uma nova versão do game neste ano.
Fora de ritmo
Por outro lado, 2009 não foi tão bom para outros cânones do gênero. "Guitar Hero 5", da própria Activision, vendeu 996 mil cópias, uma fração das 3,4 milhões de unidades de "Guitar Hero World Tour", seu antecessor.
Já "The Beatles: Rock Band" atingiu 1,7 milhão de unidades no mundo inteiro até agora, mas está num ritmo menor que "Rock Band 2", que vendeu a mesma quantidade em apenas quatro meses. No entanto, a MTV Games afirma que as margens de ganho foram maiores, já que foram vendidos mais jogos avulsos, sem os instrumentos, que são subsidiados, ou seja, vendidos abaixo do preço de custo, segundo a companhia. Além disso, mais de um milhão de canções extras foram baixadas, por até US$ 2 por faixa.
No entanto, isso não impediu que "DJ Hero" fosse o jogo que mais arrecadou nos Estados Unidos e na Europa, segundo a distribuidora Activision, que também cita fontes do NPD Group.
Vale notar que o game é mais caro por acompanhar um controle em forma de pick-up - o pacote custa em torno de US$ 120 nos Estados Unidos, na versão para Xbox 360 e PlayStation 3 - e, por isso, pode arrecadar mais mesmo vendendo menos unidades que um título sem periféricos, que sai por volta de US$ 60.
"'DJ Hero' transformou os jogos musicais ao casar o controle inovador de pick-up e uma mecânica irresistível com os maiores artistas e as incríveis músicas ao redor do mundo", diz Bobby Kotick, executivo-chefe da Activision. "Consumidores e críticos concordam que 'DJ Hero' é um dos melhores jogos musicais já criados e estabelece ainda mais 'Guitar Hero' como a franquia principal de seu gênero". A companhia já afirmou que lançará uma nova versão do game neste ano.
Fora de ritmo
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Já "The Beatles: Rock Band" atingiu 1,7 milhão de unidades no mundo inteiro até agora, mas está num ritmo menor que "Rock Band 2", que vendeu a mesma quantidade em apenas quatro meses. No entanto, a MTV Games afirma que as margens de ganho foram maiores, já que foram vendidos mais jogos avulsos, sem os instrumentos, que são subsidiados, ou seja, vendidos abaixo do preço de custo, segundo a companhia. Além disso, mais de um milhão de canções extras foram baixadas, por até US$ 2 por faixa.
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