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"Fable III" não terá medidor nem pontos de experiência

12/02/2010 17h38

Durante a X10, "Fable III" foi a grande vedete do evento realizado nesta quinta-feira (11) pela Microsoft. O designer e produtor Peter Molyneux finalmente pôde abrir mão do silêncio e falar abertamente sobre seu atual projeto, mais uma vez exclusivo para Xbox 360.

Mais especificamente, o fundador da Lionhead Studios e diretor de criação da Microsoft Game Studios da Europa comentou sobre as mudanças e inovações que o título pretende trazer - alguns dos quais, segundo o próprio, iria "irritar alguns fãs" -, incluindo um sistema de toque entre os personagens, customização de armas e os desafios de se governar um reino.

"Você começará o jogo como o filho de 18 anos de seu personagem em 'Fable II'", disse Molyneux aos presentes no evento, entrando nos primeiros detalhes sobre como será governar.

"Você descobrirá que Albion está sendo governada por um tirano. Você vai invadir o castelo com todas as pessoas que o seguem e você vai tirá-lo do poder e então as pessoas vão chegar para você e dizer, 'Você prometeu que iria acabar com a escravidão. Você prometeu transformar fábricas em orfanatos. Você promete acabar com o trabalho infantil'. Vamos fazer com que sua vida como governante seja um pouco difícil".

Tela limpa

Uma característica de "Fable III" confirmada por Molyneux é a ausência de medidores (conhecido como HUD em inglês). Segundo ele, a inspiração veio dos jogos de tiro em primeira pessoa, admirando a forma como eles apresentam as informações.

"Nós não removemos a barra de energia, apenas a copiamos de outros jogos. Jogos de tiro em primeira pessoa, a barra de energia está no mundo. Quando sua energia está baixa, os cantos da tela ficam vermelhos, algumas vezes ela fica em preto e branco - isso é uma barra de energia, cara, é o mesmo que uma pequena barra de energia, é o que as pessoas veem", explicou.

A decisão por eliminar a HUD veio do desejo de tornar o visual de "Fable III" livre de ícones, mapas e barras. Além disso, o jogo também não mostrará pontos de experiência adquiridos. A experiência do protagonista será apresentada pelo número de seguidores que ele tem, algo que será ditado pela sua habilidade como um herói, combatente, governante e mantedor de promessas.

O poder das mãos

O toque entre os personagens terá um papel fundamental no jogo, e este sistema complementa a função de expressão facial de "Fable II". Isso permite que os personagens deem as mãos, abracem e até arrastem outros. Assim, o jogador pode conduzir outros personagens ou até mesmo forçá-los a ir para um determinado lugar.

O game continua com as interações sociais. O personagem do jogador pode casar, ter filhos e até um cachorro, que age de forma natural, segundo o criador. Assim como em "Fable II", ainda será possível usar o direcional para escolher expressões faciais e decidir como interagir. No exemplo da apresentação, em que sua filha desaparece (está brincando com outra criança na rua) você pode dar uma bronca na sua filha ou mostrar alegria por tê-la encontrado.

"Você a repreende e agora podemos levá-la para casa", diz Molyneux. "Em 'Fable II', você aperta o botão A. No 'III', você usa um gatilho. Quando você aperta o gatilho, as coisas mais apropriadas ocorrem. Nesse momento, você a conforta porque ela está triste. Você aperta o gatilho de novo e segura a mão dela para guiá-la", disse ele enquanto o herói guiava gentilmente sua filha até sua casa.

Divulgação
Desta vez, o jogador pode segurar os outros personagens, de forma gentil ou não


Armas mutantes

Seguindo para outra importante função, Molyneux detalhou o sistema de mutação de arma. A aparência de um personagem ainda muda para se adaptar ao estilo de jogo de cada um, como em "Fable II", porém o modo com que isso acontece foi totalmente modificado.

"As armas muda das coisas sem graça quando as pegamos a coisas realmente interessantes dependendo do modo como as usamos", explica. Dependendo da vítima, a arma muda de cor, textura e até o que fica escrito nela, segundo Molyneux. A duração e a frequências das batalhas ditam o tamanho, largura, corte e curvatura. Matar gente inocente fará sua arma pingar sangue, enquanto a morte de pessoas malvadas a fará brilhar. Por fim, o gamescore de um jogador também afeta na criação de uma arma.

Reprodução
'Quantum Theory' é aguardado para este ano
PROMESSAS DE 2010
Molyneux revelou durante a apresentação que não haverá restrição na quantidade de violência em "Fable III". Sua equipe decidiu que não ficará amarrada para tentar obter a classificação T nos Estados Unidos (não recomendado para menores de 13 anos). "Violência é parte do combate. Gastamos muito tempo pensando na audiência teen, e decidimos que [assegurar que 'Fable III' fosse apropriado para adolescentes] era um objetivo muito difícil de se conseguir, se o jogo tivesse que ter algum senso de liberdade nele", explica.

"É muito simples: escutamos a comunidade de 'Fable'. Descobrimos que a quantidade de jogadores malvados que querem mais violência é maior do que a de jogadores bondosos que não querem. Eles podem fazer suas próprias escolhas - e sua arma refletirá esse caminho". "Então sua arma é completamente única para você", disse. "Você pode comercializar sua arma se quiser. Haverá milhares de armas totalmente únicas no jogo".

Poder de soberano

A terceira e última grande inovação de "Fable III" está ligado a governar um reino. A habilidade de reinar assim como de agir por impulso será importante no jogo, para o bem ou para o mal, mas isso só acontecerá lá pela segunda metade do game. Molyneux deixou claro, porém, que isso não transformará o título em um jogo de estratégia em tempo real. Ele quer dar senso de poder para os jogadores, e, por isso, os jogadores podem, entre outras coisas, transformar julgamentos em lei, mudando o cara do reino.

A política é uma peça fundamental na segunda etapa do jogo, quando se deverá equilibrar sua necessidade de atrair mais seguidores com promessas com a insistência dos mesmos de que você cumpra sua promessa. "Na jornada para se tornar rei... a tentação é prometer tudo", disse ele. "Então você se torna rei e percebe, "Oh droga garota, isso não é tão simples. Olhe para Obama. Ele subiu ao poder e prometeu desativar [a prisão de] Guantánamo. Deveria ser fácil, pegar o telefone e fechá-la, mas não é", comparou.

"Fable III" está previsto para sair entre novembro e dezembro deste ano, e será compatível com o Project Natal.

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