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EA terá demonstrações pagas, diz analista

22/03/2010 17h46

Falando ao site Gamasutra, Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan, revelou uma nova estratégia da Electronic Arts em que a empresa venderá o que, segundo ele, "seria essencialmente uma demonstração muito longa".

"Eu acho que o plano é lançar [conteúdo pago por download] a US$ 15 que tenha de três a quatro horas de duração, então [isso tem] um valor que pode ser visto como muito alto, então [a EA vai] pegar o retorno da comunidade (jogadores e imprensa) para ajustar o produto final consequente que será lançada a um preço normal de venda de um produto em pacote", disse.

Ele citou "Battlefield 1943", game de tiro em primeira pessoa e multiplayer, vendido apenas por download, como exemplo. "Se a DICE pudesse suceder 'Battlefield 1943' com uma campanha completa na Europa da Segunda Guerra Mundial alguns meses depois, teria sido um grande sucesso".

"A visão da Electronic Arts é que o 'conteúdo pago por download' custa muito menos para desenvolver (essencialmente, são as primeiras fases de um jogo completo), e eles têm a oportunidade de consertar o que for preciso para o produto em caixa que é lançado alguns meses depois, seja fazer mais coisas que as pessoas gostem ou menos coisas que elas não gostem", acrescenta.

Jack, o estripador

Pachter afirmou que soube dessa estratégia durante uma visita recente à Electronic Arts, que incluiu apresentações de vários executivos, como John Riccitiello (executivo-chefe), Eric Brown (chefe de finanças) e Nick Earl (diretor geral da Visceral Games).

De acordo com o analista, outras dicas que surgiram na apresentação incluem uma informação sobre "Jack the Ripper", um suposto projeto da Visceral. Este seria lançado por download na PlayStation Network e Xbox Live e a EA "pretende explorar todos os seus jogos de caixa com fluxos de arrecadação digital auxiliares".

Por enquanto, a Electronic Arts não se manifestou sobre a possibilidade de lançar demonstrações pagas de games.